Pastor Elias diz que professores são “mestres na arte de educar e especialistas em contar histórias”

por marcos — publicado 15/10/2018 11h51, última modificação 15/10/2018 11h51
Pastor Elias diz que professores são “mestres na arte de educar e especialistas em contar histórias”

Pastor Elias agradece professores por estar na vida de todos (Foto: Ismael Vieira)

O vereador Pastor Elias Ferreira (PSDB) celebrou o Dia do Professor, em discurso na tribuna nesta segunda-feira (15.out). “Ser professor é muito mais que exercer uma profissão, dar aulas, aplicar e corrigir provas. Ser professor é uma profissão que exige muito esforço, preparo, conhecimento, pesquisa, tempo e dedicação; mais ainda, que requer compromisso e comprometimento”, disse.

Segundo o vereador, os professores são “mestres na arte de educar e especialistas em contar histórias”. “Reconhecemos o grande valor da existência do docente. O prazer em espalhar a cultura e a informação nos enche de orgulho. Nossa gratidão por estarem sempre presentes em nossa vida para nos ajudar a crescer”, completou.

Pastor Elias também fez um histórico do surgimento da data comemorativa. Ele explicou que em 15 de outubro de 1827, Dom Pedro I decretou uma lei imperial responsável pela criação do ensino elementar no Brasil, que também estabelecia que todas as cidades deveriam ter suas escolas de primeiro grau. “O decreto também continha o salário dos professores, as matérias básicas e até como os professores deveriam ser contratados”, frisou.

Oficialmente o Dia do Professor surgiu como feriado escolar nacional em decreto de 1963. O vereador leu o teor do documento: “para comemorar condignamente o Dia dos Professores, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias”.