O LEGISLATIVO NA ESCOLA – Alunos do CPMG Dr Cesar Toledo tratam de temas como cidadania e políticas públicas

por Orisvaldo Pires e Fernanda Morais — publicado 17/03/2022 17h05, última modificação 17/03/2022 17h05
O LEGISLATIVO NA ESCOLA – Alunos do CPMG Dr Cesar Toledo tratam de temas como cidadania e políticas públicas

O LEGISLATIVO NA ESCOLA – Alunos do CPMG Dr Cesar Toledo tratam de temas como cidadania e políticas públicas

As políticas públicas voltadas aos jovens e o papel do Poder Legislativo de encaminhar solução para demandas emergenciais da população. Estas são algumas das observações feitas por professores e alunos do Colégio da Polícia Militar Dr Cesar Toledo, durante a segunda etapa do programa ‘O legislativo na escola’, realizado naquela unidade escolar na manhã desta quinta-feira (17.mar).

O encontro teve a participação de aproximadamente 250 estudantes do ensino médio, público ao qual se destina o programa. Foram feitas orientações sobre cidadania, direitos e deveres, importância da participação dos jovens no debate sobre a formulação de políticas públicas, entre outros temas institucionais.

Os assuntos foram abordados pelo presidente da Câmara, Leandro Ribeiro (PP), o vice-presidente, Domingos Paula (PV) e o vereador Cabo Fred Caixeta (Avante). O ex-presidente da Câmara, Luiz Lacerda, também prestigiou a atividade. O colégio foi representado por seu diretor, capitão Osvaldo Abraham Filho.

O diretor falou sobre a importância da abordagem dos temas estabelecidos pelo programa ‘O legislativo na escola’. E comentou sobre a relevância da participação dos jovens neste ambiente.

Leandro Ribeiro, ao abrir o encontro, reconheceu a força das ideias e do senso crítico dos jovens. Disse ainda da necessidade desses jovens ocuparem seus espaços nos debates sobre os rumos da comunidade. Pois, se assim não o fizerem, deixarão para que outros façam em seu lugar.

Em sua fala inicial Domingos Paula chamou atenção para a necessidade dos jovens se interessarem pela política, fundamentalmente para terem voz ativa no encaminhamento de melhorias para suas comunidades. Cabo Fred Caixeta, que por 14 anos trabalhou no CPMG Dr Cesar Toledo, disse que a cidadania é um sentimento sempre aflorado nos estudantes.

QUESTIONAMENTOS

Os alunos questionaram os parlamentares sobre assuntos relacionados ao cotidiano da cidade, como atendimento na saúde pública, trânsito e infraestrutura. A aluna Maria Eduarda, da 2ª série perguntou quais os projetos que a Câmara Municipal realiza para aproximar os jovens do Legislativo. 

Já Yasmin Siqueira, do 3º ano mostrou que sabe a importância de conhecer e participar da vida pública do Município. “Sabemos que teremos eleições esse ano. Serão escolhidos os deputados estaduais e federais e o presidente que estarão no poder por quatro anos, além dos senadores que ficam oito anos com mandato”, disse.

Para Yasmim os jovens são fundamentais na escolha desses representantes políticos. “Precisamos conhecer os seus projetos e cobrar a execução das suas propostas. Nós não somos o amanha. Somos parte do hoje. E temos responsabilidade com a nossa Nação. O voto é nosso direito”, concluiu. 

Clique AQUI, e acesse as fotos do evento. 

(Fotos: Ismael Vieira / Diretoria de Comunicação e TV Câmara)

registrado em: