O LEGISLATIVO NA ESCOLA – Alunos do Colégio Plínio Jaime interagem sobre cidadania e políticas públicas

por Orisvaldo Pires publicado 05/05/2022 20h06, última modificação 05/05/2022 20h06
O LEGISLATIVO NA ESCOLA – Alunos do Colégio Plínio Jaime interagem sobre cidadania e políticas públicas

O LEGISLATIVO NA ESCOLA – Alunos do Colégio Plínio Jaime interagem sobre cidadania e políticas públicas

As ações político-administrativas que podem ser adotadas para melhorar as condições das escolas públicas, a necessidade de encaminhamento dos benefícios necessários para melhorar as condições de vida nos bairros da cidade e o aproveitamento do potencial criativo dos jovens no processo de construção de políticas públicas eficazes. Estes são alguns dos temas abordados pelos alunos do Colégio Estadual Plínio Jaime, localizado no bairro Recanto do Sol, durante a sétima edição do programa ‘O Legislativo na Escola’, da Câmara Municipal de Anápolis, realizado na manhã desta quinta-feira (5.mai).

O vice-presidente da Câmara, vereador Domingos Paula (PV); a presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, vereadora Thaís Souza (PP); e o ex-aluno da escola, vereador Reamilton Espíndola (Republicanos), interagiram com aproximadamente 300 estudantes do ensino médio daquela unidade escolar, jovens com idade entre 15 e 18 anos. “Nos impressionou a capacidade de entendimento desses jovens sobre o que é a política e a consciência de sua importância para a elaboração de políticas públicas”, disse Domingos Paula.

Os vereadores foram recepcionados pelo diretor da escola, professor Eduardo Barbosa dos Santos, professores e alunos. Eduardo tem participação relevante no histórico de desenvolvimento do Colégio Plínio Jaime e conta com o respaldo da comunidade escolar. “A presença da Câmara de Anápolis aqui na escola é uma oportunidade ímpar. Demonstra a atenção dos legisladores ao potencial dos jovens que estão no ambiente escolar e proporciona aos alunos entender melhor como funciona o mundo da política”, disse o diretor.

O programa ‘O Legislativo na Escola’ leva o debate sobre cidadania, políticas públicas e o funcionamento da Câmara de Vereadores, de forma apartidária e sem cunho eleitoral. “É um programa de grande relevância. Na conversa com os estudantes pudemos perceber seus anseios e assimilar suas ideias. Os jovens tem muito a colaborar para fazer da nossa cidade e do nosso país um lugar melhor para se viver”, disse a vereadora Thaís Souza.

Reamilton Espíndola teve a oportunidade de responder a um questionamento sobre acessibilidade a pessoas com deficiência. Segundo ele uma área que avançou muito, mas que precisa evoluir ainda mais. Os alunos receberam um panfleto com informações sobre o programa e também como entrar em contato com a Câmara Municipal. Os aplausos dos estudantes ao final da atividade demonstraram o grau de satisfação com o conteúdo do encontro.