Novo Podcast aborda Código de Ética e Decoro da Câmara de Anápolis, com análise de especialistas

por Orisvaldo Pires publicado 06/09/2022 17h48, última modificação 06/09/2022 17h48
Novo Podcast aborda Código de Ética e Decoro da Câmara de Anápolis, com análise de especialistas

Novo Podcast aborda Código de Ética e Decoro da Câmara de Anápolis, com análise de especialistas

O processo de criação e os detalhes sobre a aplicabilidade do Código de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Anápolis estão no novo Podcast publicado pela Diretoria de Comunicação e TV Câmara nesta terça-feira (6.set). A Edição 004 das reportagens especiais tem duração de 28 minutos e 10 segundos.

O Podcast traz informações e entrevistas especiais que, além de apresentar definições sobre ética e decoro, historiam as fases de discussões sobre o Código iniciadas no final de 2021. A Resolução que estabeleceu as regras de conduta e as punições àqueles que as descumprem foi promulgada pela Mesa Diretora após aprovação em plenário no dia 15 de julho de 2022.

O acesso aos Podcasts da Câmara pode ser feito por meio de seus canais de informação (site, redes sociais e outros espaços da mídia externa). Este é um conteúdo em áudio disponibilizado por meio de arquivo ou streaming, construído com base em técnicas de produção em comunicação, em linguagem didática, com abordagem de temas relevantes.

Além da qualidade editorial e de produção, o Podcast também apresenta a vantagem de ser ouvido sob demanda, no horário que o usuário quiser, no lugar que desejar. E fica acessível em vários dispositivos e plataformas de áudio.

EQUIPE QUALIFICADA
A Edição 004 do Podcast, com o tema ‘Código de Ética e Decoro Parlamentar’, é apresentado pelos jornalistas Júlio de Paula, Marcos Vieira, Geovana de Bortole e Orisvaldo Pires. Todos integrantes da Diretoria de Comunicação e TV Câmara, da Câmara Municipal de Anápolis.

A reportagem traz entrevistas com profissionais com amplo conhecimento no campo da ética e do decoro parlamentar. Entre eles o professor de Ética, Francys Resstel Del Hoiyo; o especialista em Direito Eleitoral, André Chormiak; o advogado especialista no campo legislativo, Carlos Alberto Lima; o procurador geral da Câmara de Anápolis, Maurílio da Siveira Alvim Júnior; o presidente da Comissão de Ética e Disciplina da OAB-Anápolis, Danilo Baliza; e o especialista em Direito Público e professor da UniEvangélica, Alessandro Paixão. 

Os jornalistas também ouviram o vice-presidente e corregedor geral da Câmara de Anápolis, vereador Domingos Paula (PV); e o presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, vereador Jakson Charles (PSB). Ambos destacam a relevância desses instrumentos para qualificar o trabalho parlamentar e dar resposta a uma antiga cobrança da sociedade. 

SEQUÊNCIA
A primeira edição teve como tema ‘O papel da Câmara Municipal’. É realizada abordagem sobre como funciona o Poder Legislativo, sua importância para a democracia, as formas como as pessoas podem interagir com os vereadores, os direitos e deveres da Câmara, e suas funções básicas de representar os cidadãos, produzir leis e fiscalizar a aplicação dos recursos públicos.

A ‘Participação do Legislativo na execução de obras’ foi o tema do segundo Podcast. A reportagem tratou sobre como a Câmara Municipal pode influenciar o Executivo, para que sejam levadas obras e serviços às diversas regiões da cidade. Assim como sobre o instrumento da emenda impositiva.

O terceiro Podcast, lançado em dia 29 de julho deste ano, no contexto da comemoração dos 115 anos de Anápolis, trouxe uma reportagem especial sobre a história do Poder Legislativo. Com a participação de personalidades políticas que vivenciaram grande parte dos acontecimentos deste período.

Os Podcast da Câmara está à disposição para acesso no site do legislativo (anapolis.go.leg.br), nas redes sociais (facebook e Twitter); e para ouvir e download na plataforma SoundCloud. Também é distribuído nos grupos de mensagens.

 

CLIQUE AQUIouça o Podcast 004 e conheça mais sobre quais são os objetivos e as consequências do Código de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Anápolis.

registrado em: