Em busca de políticas de atenção às crianças traqueostomizadas, vereador José Fernandes propõe dia municipal para crianças nessa situação

por Assessoria do Gabinete — publicado 08/05/2023 14h52, última modificação 08/05/2023 14h52
Nessa segunda-feira (08.mai), o vereador José Fernandes(MDB) apresentou projeto de lei que institui em Anápolis o Dia Municipal da Criança Traqueostomizada. A data, já comemorada nacionalmente em 18 de abril, será oficializada também como dia municipal.

Tendo por objetivo, na data comemorativa, estimular a realização de debates e outras atividades que divulguem as políticas públicas e ações de cuidado integral às crianças traqueostomizadas.

“Infelizmente no Brasil existe uma enorme dificuldade dos profissionais de saúde em lidar com esta condição e uma falta de padronização de cuidados. Toda criança com TQT necessita de trocas regulares, entre 1 a 3 meses dependendo do tipo de cânula. Os cuidados e seguimento adequados podem evitar complicações que colocam a vida destas crianças em risco”, explica.

 O que é a traqueostomia?

A traqueostomia é um procedimento cirúrgico que, por meio da colocação de uma cânula na traqueia, estabelece uma comunicação direta entre a traqueia e o meio externo. Esse procedimento na criança, em especial no lactente e no recém-nascido, tem sido associado a maior morbidade e mortalidade quando comparado aos adultos. A traqueostomia pode ser realizada em crianças de qualquer faixa etária, inclusive em lactantes menores que 1 ano de idade.

A recepção do parlamento ao projeto

O projeto que foi aprovado com a totalidade integral dos presentes recebeu elogios.

Para o vereador Professor Marcos Carvalho (PT), é preciso realizar um mapeamento que apresente quem são e onde estão estas crianças para que assim seja possível pensar em formas de atender e incluir estas crianças de forma efetiva “Saber onde e como vivem, se elas podem estar dentro da escola, como devem ser atendidas, o que o Município pode fazer por elas”, pontuou.

O vereador Jean Carlos(União) propôs ainda que após mapeamento, seja realizada um levantamento sobre as condições destas crianças nesta situação. “Podemos ver quem tem leitos adequados ou não, como o parlamento pode ajudar com suplementos alimentares e outras questões mais práticas”.

O vereador Policial Federal Suender (PRTB) parabenizou a iniciativa e reforçou como a iniciativa é importante contando de sua experiência enquanto esteve traqueostomizado. A vereador Andreia Rezende (SD), Reamilton Espíndola (Republicanos) e Jakson Charles  (PSB)também fizeram fala parabenizando.

Gabinete Vereador José Fernandes

Conteúdo de responsabilidade do vereador e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Câmara Municipal de Anápolis.

 

registrado em: ,