Mulheres que lutam pelos direitos de outras mulheres recebem homenagem na Câmara nesta quarta, 23

por Orisvaldo Pires publicado 21/11/2022 13h33, última modificação 21/11/2022 13h33
Mulheres que lutam pelos direitos de outras mulheres recebem homenagem na Câmara nesta quarta, 23

Mulheres que lutam pelos direitos de outras mulheres recebem homenagem na Câmara nesta quarta, 23

O Poder Legislativo confere a Comenda Vereadora Francisca Miguel a 23 mulheres, em reconhecimento à sua luta em defesa dos direitos de outras mulheres. A Sessão Solene está agendada para esta quarta-feira (23.nov), às 19 horas, no Plenário Teotônio Vilela, da Câmara Municipal de Anápolis. 

A Comenda Vereadora Francisca Miguel foi instituída por meio do Decreto Legislativo nº 956, de 14/12/2021, por iniciativa da vereadora Andreia Rezende, com apoio dos demais vereadores. A solenidade acontece no mês em que se comemora o Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher, 25 de novembro, instituído em 1999 pela Organização das Nações Unidas (ONU). 

HISTÓRIA
Francisca Miguel nasceu em 25 de agosto de 1917, no distrito de São Francisco das Chagas, município de Jaraguá (GO). Filha de Antônio Miguel e Maria Nacrut Miguel, imigrantes libaneses. A família se mudou para Anápolis no final da década de 1910. Ainda na adolescência Francisca Miguel se tornou professora. Foi professora em várias escolas, entre elas na Escola Normal, Colégio Dom Bosco, Ginásio Arquidiocesano Municipal (atual Colégio São Francisco), Colégio Couto Magalhães. Foi a primeira diretora da Escola Técnica de Comércio de Anápolis.

Em 1947, a professora Chiquinha Miguel – como era carinhosamente conhecida – foi a primeira mulher eleita vereadora na história de Anápolis. Como legisladora criou o Ginásio Municipal de Anápolis (atual Colégio Estadual Antensina Santana). E colaborou no projeto de instalação do Colégio Estadual José Ludovico de Almeida. Em 1958 concluiu o curso de Direito pela Universidade Federal de Goiás. Em seguida se transferiu para Brasília onde assessorou vários parlamentares goianos e ministros de Estado. Faleceu em 1992 em Anápolis. Seu nome foi dado a uma escola municipal no Jardim das Oliveiras.

HOMENAGEADAS
Aliete Alves Pereira
Ana Gabriela Luiz
Andreia Rezende de Faria
Carla Bernardes Lima Corrêa
Daiane Holanda Pinto Martins
Daiena Holanda Ferreira
Danielle Pereira Nava
Daniely Dioga Balbuena
Edilamar Martins Silva
Edna Cristina Martins
Erondina Maria Terezinha de Morais
Esmeralda Marques de Oliveira
Eva Maria Cordeiro
Gisele Esther dos Santos Almeida Silva
Heloísa Silva Mattos
Isabela Joy Lima e Silva
Larissa Rennara Gualberto Pereira
Laura Landim
Maria Geli Sanches
Nilse Tereza Fleury Leite
Onaide Silva Santillo
Phaedra Paola Peris Pereira
Zilbernik Siqueira Teodoro

registrado em: ,