Mesa Diretora promove reunião para apresentação do aplicativo Conecta Anápolis aos vereadores e servidores da Câmara Municipal
Mesa Diretora promove reunião para apresentação do aplicativo Conecta Anápolis aos vereadores e servidores da Câmara Municipal
A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Anápolis, numa iniciativa da presidente, vereadora Andreia Rezende (Avante), promoveu na tarde desta segunda-feira (1º.set), no Plenário Teotônio Vilela, reunião destinada aos vereadores e servidores da Casa, para a apresentação do aplicativo ‘Conecta Anápolis’.
O aplicativo foi lançado pela Prefeitura de Anápolis no dia 11 de julho deste ano, em ato realizado no Centro Administrativo Adhemar Santillo. A ferramenta integra os canais de atendimento da Prefeitura em um único sistema. Cada cidadão terá um histórico individualizado de solicitações, vinculado ao CPF, o que facilitará o controle dos atendimentos prestados pelos diversos serviços da cidade.
A reunião com os vereadores e servidores da Câmara foi conduzida pelo superintendente de suporte técnico do Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), Gustavo da Silva. Acompanhada pelo procurador-geral do Legislativo, Maurílio Alvim; e o diretor administrativo, Pedro Paulo dos Santos.
A presidente Andreia Rezende é uma entusiasta do ‘Conecta Anápolis’ e dos avanços tecnológicos, especialmente para dar mais eficiência, transparência e agilidade à prestação do serviço público. Viabilizou, com apoio da Mesa Diretora, a parceria entre Câmara e Prefeitura, para que o legislativo integre a nova ferramenta.
Andreia Rezende, ao falar das facilidades geradas pelo sistema, lembrou que cada vereador terá aba própria em seu nome no Conecta Anápolis, onde irá protocolar requerimentos online e poderá acompanhar tudo em tempo real. “É o compromisso do Executivo com a Câmara e, claro, com a população, já que não são pedidos pessoais, são da sociedade”, explicou Andreia.
De acordo com a presidente, o requerimento online vai dar mais transparência e agilidade e vai ao encontro de outra meta da atual Mesa Diretora da Câmara, que é implantar práticas sustentáveis, reduzindo o uso de papel no dia a dia. “Lembro que os requerimentos não vão acabar no cotidiano das sessões, mas esse é mais um mecanismo para dar efetividade aos pedidos dos vereadores”, completou.
SERVIÇOS
Na apresentação o técnico mostrou, entre outras coisas, que o aplicativo permite serviços como o agendamento de consultas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), solicitar serviços urbanos como troca de lâmpadas, tapa-buracos e alertas sobre animais soltos ou em risco, e retirada da 2ª via do IPTU e do alvará de funcionamento. Faz ainda a integração com a Rede Municipal de Ensino.
Gustavo Silva revelou que, ao aderir ao sistema, a Câmara Municipal agiliza sai interação com a administração municipal, com mais segurança e eficiência. Isso, segundo ele, concorre para qualificar ainda mais a prestação de serviços à população.
O vereador Alex Martins (PP), que acompanhou as orientações do técnico do ICI, elogiou a iniciativa da Câmara e se mostrou otimista com o uso da tecnologia para reduzir o uso de documentos físicos. Além de permitir o acompanhamento do processo de atendimento por parte da administração à demanda encaminhada pelos vereadores.
O acompanhamento em tempo real das solicitações foi evidenciado pelo procurador-geral da Câmara, Maurílio Alvim. Além dos documentos gerados no âmbito do Legislativo, o sistema permite ainda o acesso a outras informações institucionais, como a consulta ao Diário Oficial do Município, contatos úteis e solicitações com base na Lei de Acesso à Informação (LAI).
(Foto – Geraldo Fleury)