Mesa Diretora da Câmara de Anápolis faz balanço das conquistas nos 100 primeiros dias de atuação

por Marcos Vieira publicado 10/04/2023 21h02, última modificação 10/04/2023 21h02
Mesa Diretora da Câmara de Anápolis faz balanço das conquistas nos 100 primeiros dias de atuação

(Foto: Ismael Vieira)

A Mesa Diretora da Câmara de Anápolis realizou evento, na manhã desta segunda-feira (10.abr), para apresentação das ações realizadas nos seus 100 primeiros dias de atuação. Uma explanação foi conduzida pelo presidente Domingos Paula de Souza (PV), ao lado do vice-presidente Jakson Charles (PSB), e dos quatro secretários, Cabo Fred Caixeta (Avante), Frederico Godoy (Solidariedade), Cleide Hilário (Republicanos) e Luzimar Silva (PMN).

Acompanhado por profissionais de imprensa e servidores, o evento teve também as presenças do prefeito Roberto Naves (PP), do deputado federal Rubens Otoni (PT) e da deputada estadual Vivian Naves (PP). Os três reafirmaram a importância do Legislativo municipal para a população e reafirmaram a parceria com a atual Mesa Diretora, na construção de políticas públicas importantes para Anápolis.

Domingos Paula reafirmou que o objetivo da sua gestão é garantir uma aproximação cada vez maior com a população. Por isso, ele retomou o projeto “Câmara nos Bairros”, que há alguns anos não era realizado pelo Legislativo. A primeira edição aconteceu no final de março, no Industrial Munir Calixto, com os microfones abertos para que a sociedade pudesse expor as demandas da região.

Outro projeto, iniciado no ano passado e mantido nessa gestão, é “O Legislativo na Escola”. O presidente explicou que se trata também de um meio de aproximação com a sociedade, no caso os mais jovens. Uma vez por mês, a Câmara vai até uma escola municipal conversar com os estudantes, explicar como é feito o trabalho do vereador, tirar dúvidas e ouvir opiniões sobre o que pode ser feito para melhorar o dia a dia de todos.

Uma novidade ressaltada por Domingos é o “Café com o Presidente”. Mensalmente acontece um sorteio para que um morador de um bairro da cidade visite a Câmara. Ele acaba atuando como um representante da sua região, falando das necessidades da comunidade. “É mais uma forma de interação com a população”, disse Domingos.

Os 100 primeiros dias da Mesa Diretora também foram marcados pela aprovação do auxílio-alimentação de R$ 300 para o servidor da Câmara, a instalação do ponto biométrico, fundamental para dar mais transparência à jornada de trabalho no Legislativo, e ações voltadas para as mulheres.

“Entregamos uma sala para a Procuradoria Especial da Mulher, presidida pela vereadora Cleide Hilário, ter condições de realizar o seu trabalho de maneira adequada. Também inauguramos no dia 8 de março a Galeria das Ex-Vereadoras, uma proposta da vereadora Andreia Rezende, aprovada por todos, que serve como estímulo para a participação da mulher na política”, afirmou Domingos.

O presidente também colocou em prática a ideia de gabinete aberto. Nesses 100 dias ele recebeu visitas de políticos de diferentes partidos, além de lideranças comunitárias e religiosas, representantes de classe, militares e a população de um modo geral. “Estar aberto a todos é algo que faz parte da aproximação cada vez maior com a população”, explicou.

Domingos ressaltou que uma grande conquista nesses 100 dias foi a definição da banca responsável pelo concurso da Câmara de Anápolis. O Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro (Idib) vai realizar o certame que oferecerá 15 vagas para contratação imediata, além do cadastro de reserva.

Nas últimas semanas, o presidente tem apresentado outra ação: as tratativas para a construção da sede própria da Câmara. Ele já conversou com o prefeito para doação de uma área e abriu diálogo com a Caixa Econômica Federal para a obtenção do financiamento que permitirá a construção do prédio. “Serão cerca de oito meses de obra, pois se trata de uma estrutura pré-moldada”, disse Domingos, que afirma que o objetivo é tirar o Legislativo do aluguel.

Homenagem
Nesta segunda-feira também foi inaugurado na Câmara o “Espaço para os Jornalistas Pedro Demétrio”. O local será um ponto de apoio aos profissionais da imprensa que cobrem o dia a dia do Legislativo. Situado na esplanada, onde ficam os gabinetes dos vereadores, a sala terá mesas com pontos de energia e internet, permitindo que se utilize computadores para confecção de textos, além de ser um espaço reservado para a realização de entrevistas.

O novo espaço faz uma homenagem ao profissional da imprensa anapolina Pedro Demétrio, falecido em 28 de fevereiro deste ano. Foi um técnico reconhecido em Goiás. Trabalhou nas rádios Santana, Carajá, São Francisco, Cultura, Manchester e Nova FM. Também prestou serviço ao extinto Canal 5 da Net, à Federação Goiana de Futebol e ao Goiás Esporte Clube.

Pedro Demétrio foi fundamental para as transmissões esportivas feitas pelas rádios de Anápolis ao longo das últimas décadas. Era autodidata e muitas das suas criações acabaram sendo utilizadas por emissoras de todo o Estado de Goiás.

registrado em: