Memorial da Câmara: poder legislativo inaugura exposição na presença de autoridades e ex-parlamentares
O Poder Legislativo inaugurou, na noite desta segunda-feira (15.dez), o Memorial da Câmara Municipal. A exposição foi aberta no hall de entrada da Casa, logo após a solenidade conduzida pela presidente, vereadora Andreia Rezende (Avante), que prestou homenagem a servidores efetivos, aposentados e ex-vereadores do Legislativo.
O Memorial celebra a trajetória histórica da Câmara Municipal, reunindo fotografias e registros físicos de diferentes momentos da política anapolina. De acordo com a vereadora Andreia Rezende, que liderou o projeto em conjunto com os demais parlamentares da Casa, a valorização da memória institucional reflete diretamente no cotidiano do trabalho legislativo.
“Nós acreditamos que uma Casa de Leis que respeita sua própria história está mais preparada para servir a população de forma ética, transparente e moderna”, afirmou a presidente.
A parlamentar destacou ainda que a exposição não representa o encerramento do projeto, ressaltando que novas etapas de curadoria e coleta de arquivos históricos ainda serão realizadas.
“O Memorial que inauguramos hoje é apenas a primeira etapa de um projeto muito maior. Um projeto difícil, porque apesar de sabermos da grandeza humana, política e social das pessoas que passaram por esta Casa, os registros muitas vezes são escassos. Por isso, o que apresentamos não é um produto final, mas um memorial vivo, aberto, que será construído a muitas mãos”, concluiu a vereadora.
O prefeito de Anápolis, Márcio Corrêa (PL), participou da solenidade e destacou a relevância do trabalho desenvolvido para a construção do memorial, em benefício do município anapolino.
“Hoje é um dia de festa, um dia memorável de uma história que não pertence a um partido ou grupo político, mas sim à cidade de Anápolis. Poder prestigiar aqueles que construíram essa cidade é um ato nobre, e sobretudo de coragem para aprendermos com os erros e os acertos daqueles que nos antecederam”, ressaltou o prefeito.
O ex-presidente da Câmara Municipal, Amilton Batista, enfatizou a importância da exposição como um marco histórico voltado às futuras gerações.
“Esse memorial resguarda e perpetua a história da cidade de Anápolis, desde os seus primórdios até os dias de hoje. Certamente será motivo de orgulho para as novas gerações”, afirmou.
Já o presidente da Comissão do Memorial da Câmara, Orisvaldo Pires, destacou que o trabalho de construção da exposição continuará após a inauguração, com a busca por novos documentos e registros históricos.
“Nós fizemos o resgate de fotografias históricas que vão compor uma galeria viva. Ela não vai se estabilizar apenas com os registros que temos aqui. À medida que nós vamos buscando e recebendo mais subsídio, iremos trazer para a exposição, permanente e em construção”, destacou.