Memorial da Câmara de Anápolis inicia campanha de arrecadação de itens históricos
Autoridades, historiadores e personalidades se unem para preservação da memória do Poder Legislativo (Foto: Allyne Laís)
A presidente Andreia Rezende (Avante) fez o lançamento, nessa quinta-feira (9.out), da campanha de arrecadação de documentos e fotografias para composição do Memorial da Câmara Municipal de Anápolis. Uma reunião seguida de coletiva de imprensa serviu para convidar a população para fazer parte do chamamento.
“Hoje nós lançamos uma campanha de chamamento público envolvendo a sociedade civil pelos próximos 30 dias para receber documentos, fotos e tudo que envolva o Poder Legislativo. Nós sabemos que temos muitas pessoas que querem contribuir com essa história, que tem uma foto, que tem um documento”, disse Andreia.
Até 10 de novembro, a população poderá enviar à Câmara fotografias, documentos, objetos, jornais e registros de valor histórico que retratem a trajetória política e institucional da cidade. A busca é por imagens antigas de prédios públicos, de momentos marcantes, de campanhas eleitorais, de movimentos sociais e de sessões históricas.
Todo o material passará por curadoria técnica, com o objetivo de compor o acervo físico e digital do Memorial da Câmara, que será um espaço permanente de preservação, memória e visitação pública.
A presidente explicou que essa primeira etapa vai culminar em uma exposição de fotografias agendada para 8 de dezembro, data em que se comemora a criação da Câmara Municipal, datada de 1947 – antes, o órgão era conhecido como Conselho Municipal, com um perfil mais consultivo.
Outra etapa, com documentos históricos, será objeto de uma exposição no primeiro semestre do próximo ano. Andreia Rezende explicou que o Memorial, criado por lei, também será um centro de difusão de conhecimento, resgatando as trajetórias de legislaturas, gestores e figuras que ajudaram a consolidar a democracia e o desenvolvimento anapolino.
A reunião também teve as presenças dos vereadores Professor Marcos (PT), Alex Martins (PP), Capitã Elizete (PRD) e Elias do Nana (PSD).
“É um momento importante de reconhecimento da história do Legislativo e dos protagonistas que ajudaram a construir essa história. Então nós começaremos com essa primeira etapa, a exposição de fotos, depois de documentos e, sonhando aqui, com a reativação do nosso Memorial e, quem sabe, a criação da biblioteca do Poder Legislativo”, afirmou o vereador Professor Marcos.
“A Mesa Diretora, capitaneada pela nossa presidente Andreia Rezende, teve a sensibilidade de entender a importância desse papel de contribuir na valorização cultural de todo um acervo, de toda uma história, de tudo aquilo que os anapolinos fizeram e vão construindo ao longo da história dessa cidade centenária. O Legislativo é um poder muito importante nesse processo de democracia porque é justamente nessa casa que se escutam as demandas e se constrói uma cidade cada vez melhor”, disse o vereador Alex Martins.
O presidente do Instituto Jan Magalinski, Jairo Alves Leite, e do Instituto Histórico e Geográfico de Anápolis, Juscelino Polonial, presentes na reunião, demonstraram vontade em participarem do processo de construção do Memorial da Câmara. A União Literária Anapolina (ULA), através da presidente Natalina Fernandes, também manifestou apoio ao Legislativo.
Nome importante na história política e na advocacia anapolina, Luiz Carlos Duarte Mendes também participou da reunião e hipotecou apoio ao projeto da Câmara. O secretário municipal de Cultura e Turismo, Rafael Pires Borges, confirmou no encontro que a pasta e o Poder Executivo estão à disposição na construção do projeto do Legislativo.
O Memorial da Câmara Municipal de Anápolis nasce com a missão de transformar o patrimônio histórico em conhecimento acessível. O espaço permitirá que estudantes, pesquisadores e a comunidade possam compreender o papel do Legislativo na construção da cidade, fortalecendo o sentimento de pertencimento e valorizando a memória coletiva.