Medalha José Borges homenageia pessoas e entidades que se dedicam à filantropia e caridade

por Marcos Vieira publicado 23/10/2025 09h10, última modificação 23/10/2025 09h10
Medalha José Borges homenageia pessoas e entidades que se dedicam à filantropia e caridade

José Borges na tribuna da Câmara em novembro de 2019, quando foi agraciado com título de cidadania anapolina (Foto: Ismael Vieira)

Seis cidadãos e quatro entidades terão suas ações religiosas e sociais voltadas à filantropia e caridade reconhecidas pela Câmara Municipal de Anápolis na noite dessa quinta-feira (23.out), com a entrega da Medalha José Borges. A sessão solene de concessão da honraria acontece no plenário Teotônio Vilela, a partir das 19h.

Criada no ano passado, por meio da Resolução nº 006/2024, a Medalha José Borges leva o nome de um dos mais dedicados filantropos da cidade. Vicentino, ministro extraordinário da Eucaristia, presidente do Serra Clube Internacional em Anápolis, José Borges foi vinculado à Obra Pontifícia das Vocações Sacerdotais e atuou como voluntário em diversas institucionais assistenciais.

Como vicentino, José Borges ampliou seu trabalho de caridade cristã, levando o trabalho de promoção humana e social a inúmeras pessoas e famílias. Além disso, prestou serviço voluntário no Lar Monsenhor Pitaluga e no Morhan. Ajudou a construir centenas de casas para famílias carentes, entre elas, as que compõem a Vila de Idosos, no Centro Comunitário Frederico Ozanam, no Bairro São Joaquim.

José Borges também foi vereador por três mandatos, tendo papel importante como constituinte na legislatura que elaborou e promulgou a Lei Orgânica do Município de Anápolis (Loma). Ele foi o campeão de emendas, graças ao poder de escuta junto à população.

À frente da sessão solene, o vereador Alex Martins (PP) ressalta a importância da honraria concedida pela Câmara, que leva o nome de um grande filantropo. “Mais do que perpetuar a memória de José Borges, um cidadão que dedicou 91 anos de sua vida ao próximo, esta homenagem também tem o propósito de reconhecer pessoas e instituições que se empenham, com dedicação e generosidade, na nobre missão de amparar os mais vulneráveis”, afirma o vereador.

A presidente Andreia Rezende (Avante) também ressaltou a importância da Medalha José Borges, que será concedida pela primeira vez neste ano. “Quando se fala em filantropia em Anápolis, o nome do ex-vereador José Borges é sempre lembrado. Não há dúvida de que a escolha dele para nomear essa honraria foi mais do que apropriada. Parabenizo todos os agraciados”, afirmou.

Resolução

De acordo com a Resolução nº 006/2024, A Medalha José Borges é destinada a homenagear pessoas físicas ou jurídicas que tenham desempenhado relevantes ações religiosas e sociais, com destaque na área da filantropia e caridade. São 10 agraciados a cada edição – os nomes são indicados pelos vereadores e aprovados em plenário.

A sessão solene de entrega da honraria deve acontecer preferencialmente no mês de outubro, na semana que engloba o dia 20, em alusão ao Dia da Filantropia.

Homenageados:

Manoel Ramos

Maria de Fátima e Silva

Jonas Gonçalves dos Santos

José Braga Santos

Experdião José Araújo

José Antônio Ribeiro

Renovação Carismática Católica Anápolis

Maternidade Dr. Adalberto Pereira da Silva

Fundação de Assistência Social de Anápolis (Fasa) – Santa Casa de Misericórdia

Sociedade de São Vicente de Paulo Anápolis

registrado em: