Março Mulher: Lei visa conscientizar sobre vínculo entre maus-tratos a animais e a violência contra mulheres, crianças e idosos

por Wellington Borges — publicado 14/03/2025 09h50, última modificação 14/03/2025 09h53
Março Mulher: Lei visa conscientizar sobre vínculo entre maus-tratos a animais e a violência contra mulheres, crianças e idosos

Seliane da SOS é autora de Lei (Foto: Allyne Laís)

Conscientizar sobre a relação entre maus-tratos contra animais e violência doméstica – a chamada “Teoria do Elo”, e incentivar políticas públicas públicas de combate a essa mazela. Esses são alguns dos objetivos da Lei nº 4.396, de 16 de agosto de 2024, de autoria da vereadora Seliane da SOS, aprovada pela Câmara de Anápolis e já promulgada no ano passado.

A legislação institui a Semana de Conscientização sobre a Relação entre maus-tratos contra os Animais e a Violência Doméstica, a ser realizada anualmente na primeira semana de agosto e também visa alertar a sociedade sobre a conexão entre a crueldade contra animais e a violência contra pessoas, especialmente mulheres, crianças e idosos.

Pesquisas demonstram que indivíduos que maltratam animais têm maior propensão a cometer atos de violência doméstica. Além disso, quando há abuso em uma família, os animais de estimação também costumam estar em risco.

"As agressões aos animais não surgem isoladamente. A violência contra o animal é reconhecida como um sinal de problema no ambiente familiar, sendo alerta de ocorrência de violência doméstica", justificou a parlamentar, autora da lei. Ainda de acordo com ela, jovens, mulheres e idosos, assim como os animais de companhia, "constituem um grupo vulnerável relacionado à Teoria do Elo".

Março Mulher

Durante todo o mês de março, a Câmara Municipal de Anápolis, que é presidida pela 1ª vez na história por uma mulher, Andreia Rezende (Avante), vai divulgar todos os dias as principais ações encabeçadas pelo Legislativo anapolino em prol da proteção, valorização e reconhecimento das mulheres.

Na programação ainda consta, por exemplo, a inclusão da gravura da Dra. Trícia Barreto na Galeria das Ex-Vereadoras, a entrega da Medalha Dulce de Faria, o evento Mulheres Notáveis, além da divulgação diária de leis que já foram aprovadas em defesa das mulheres.

Acompanhe no site e nas redes sociais.

registrado em: ,