Março Mulher: Câmara Municipal de Anápolis participa da reestruturação física e do fortalecimento da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM)

por Orisvaldo Pires publicado 19/03/2025 12h11, última modificação 19/03/2025 12h11
Março Mulher: Câmara Municipal de Anápolis participa da reestruturação física e do fortalecimento da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM)

Março Mulher: Câmara Municipal de Anápolis participa da reestruturação física e do fortalecimento da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM)

A Câmara Municipal de Anápolis tem participação direta na estruturação da nova sede da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher de Anápolis (DEAM), inaugurada no dia 4 de março de 2024, localizado no cruzamento entre as avenidas Brasil e Avenida Amazílio Lino, no Centro.

A presidente do Legislativo, vereadora Andreia Rezende (Avante), intermediou junto ao deputado estadual Amilton Filho (MDB), a destinação de recursos por meio de emenda parlamentar. E, também, para interferir junto ao Governo de Goiás que, via Polícia Civil do Estado de Goiás, entregou a nova sede da DEAM.

Os recursos, viabilizados por Amilton Filho, a pedido de Andreia Rezende, foram importantes para a aquisição de toda a mobília e para assegurar o custeio da delegacia. A presidente da Câmara entende que, com a estruturação da DEAM, a rede de proteção e defesa da mulher, em Anápolis, é fortalecida.

A titular da DEAM, delegada Isabella Joy, disse que a nova estrutura contará não apenas com um espaço dedicado para o atendimento de ocorrências, mas para o acolhimento das mulheres. “É uma grande honra para mim e para minha equipe comemorar essa conquista”, ressaltou Joy.

O deputado estadual Amilton Filho destacou no seu discurso que a estruturação da Delegacia da Mulher em Anápolis teve, ao longo da história, muitas personagens, dentre elas, citou a ex-deputada estadual Onaide Santillo.

A vereadora Seliane da SOS (MDB), que também participou do ato de entrega da nova sede da DEAM, ressaltou a relevância das instalações, para dar condições de trabalho para as delegadas, escrivães e agentes, e um ambiente mais adequado para receber mulheres em situação de vulnerabilidade.

Andreia Rezende comentou que, dos 5,5 mil municípios brasileiros, somente 427 possuem Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher. “Em Anápolis temos uma delegacia e uma delegada, mas precisamos melhorar a estrutura e avançar muito nessa luta”, disse. 

PROJETOS
A Câmara Municipal reforçou a parceria com a DEAM e, neste contexto, ajudou a viabilizar a intensificações de projetos já existentes, como o violentômetro.  "Muitas denúncias foram feitas neste início de 2023, o que mostra a necessidade de intensificar projetos de conscientização e intervenção, o ciclo da violência precisa acabar", ressaltou Andreia Rezende.

A nova sede da DEAM foi entregue com o objetivo de oferecer um atendimento humanizado e acolhimento às vítimas de violência. Entre as principais características da nova sede estão: instalações modernas, equipes especializadas, espaços mais amplos e adequados às atividades dos policiais, e aprimoramento do atendimento à população.  A DEAM integra uma rede que inclui 27 delegacias especializadas no atendimento às mulheres em todo o estado de Goiás.  

ESTATÍSTICAS
O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás registrou em 2025 mais de 3 mil processos de violência doméstica contra a mulher. No ano passado foram registrados 33 mil processos judiciais em todo o estado. Em janeiro e fevereiro, foram solicitadas 1,7 mil medidas protetivas.

A Polícia Civil de Goiás apresentou, no último dia 14 de março, durante o 2º Encontro das Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher (DEAMs), o plano de ação para o enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher em 2025. A atividade teve a participação das titulares de todas as DEAMs do Estado.

A estratégia de ação tem como principal objetivo reduzir os índices de violência contra a mulher, promovendo acolhimento, proteção e justiça por meio da inovação, integração das forças de segurança e fortalecimento da rede de apoio.

Entre as iniciativas estratégicas, destaca-se a criação do Painel de Monitoramento da Violência Doméstica, que reunirá estatísticas e relatórios periódicos sobre a atuação das DEAMs, junto à Gerência de Análises Criminais, embasando ações de prevenção e repressão à violência de gênero. 

PROCURADORIA
A Procuradoria Especial da Mulher, Infância, Juventude e Pessoa do Deficiência, criada em 2021 no âmbito do Poder Legislativo de Anápolis, promoveu reunião, no dia 24 de fevereiro, nas dependências da Câmara Municipal, para debater o protocolo amplo e geral para o acolhimento e atendimento de mulheres vítimas de violência em Anápolis.

A Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher de Anápolis (DEAM) é um dos elos essenciais da rede de proteção. A reunião tratou de temas como a definição de uma unidade hospitalar de referência para o primeiro atendimento à mulher vítima de violência, e também a necessidade de garantir que a Delegacia Especializada de Apoio à Mulher possa atender 24 horas por dia, sete dias por semana, como estipula a lei. 

VALORIZAÇÃO
A procuradora da Mulher, vereadora Cleide Hilário (Republicanos), revela-se estimulada a atuar, com apoio das demais vereadoras e vereadores, para combater a violência contra a mulher. “Temos uma luta imensa pela frente. E a luta maior é conscientizar as vítimas, que não denunciam, mas sofrem caladas. Ou denunciam e voltam com o agressor. Temos que trabalhar a conscientização. Anápolis tem muitos recursos para proteger essas mulheres”, destacou.

A vice-procuradora da Mulher, vereadora Capitã Elizete (PRD) destacou o Dia Internacional da Mulher e chamou atenção para o número de ocorrências de violência contra a mulher em Anápolis, que segundo ela, a partir de dados da Polícia Militar, é considerável. “A gente precisa discutir esse assunto, estar mais próxima de políticas públicas que tragam dignidade e resgatem mulheres que se perderam em histórias que deixaram de ser de amor e se transformaram em abuso”, ressaltou.

A vereadora anunciou que realizará audiência pública no dia 10 de abril para tratar de políticas públicas para pessoas em situação de rua. De acordo com ela, o foco também será o crescente número de mulheres vivendo nas ruas. “Vamos buscar estatísticas, formas e modelos de cuidar das pessoas, em especial das mulheres”, explicou. 

PALESTRAS
O 1º secretário da Mesa Diretora e líder do prefeito na Câmara Municipal, vereador Jean Carlos (PL), tem um programa na estrutura de seu gabinete parlamentar que consiste em levar orientações e esclarecimentos às mulheres em seu ambiente, nas mais variadas regiões da cidade. Segundo ele, são feitas palestras que esclarecem às mulheres sobre seus direitos e sobre as formas de assegurá-los.

Jean Carlos é advogado, com décadas de experiência jurídica, e nos ciclos de debates dirigidos às mulheres oferece seu conhecimento acumulado nesta área para despertar a consciência das mulheres. O vereador informou que, recentemente, foi palestrante em um evento promovido pela Unidade Básica de Saúde do Bairro São Lourenço, realizado no salão da capela do bairro. Disse que as mulheres carecem de esclarecimentos sobre saúde, para que saibam onde procurar assistência quando necessitarem.

registrado em: