Luzimar Silva reclama da distância dos locais de votação para escolha de conselheiros titulares

por Orisvaldo Pires publicado 15/08/2023 12h08, última modificação 15/08/2023 12h08
O vereador Luzimar Silva (PMN) usou a tribuna na sessão ordinária desta segunda-feira (15) para questionar os organizadores da eleição para escolha dos conselheiros tutelares, agendada para 1º de outubro, sobre o que classifica como complicador para garantir a presença de eleitores. Segundo ele, a definição de apenas três locais de votação dificulta e desestimula a participação de pessoas aptas a votar para eleger os conselheiros.
Luzimar Silva reclama da distância dos locais de votação para escolha de conselheiros titulares

Luzimar Silva reclama da distância dos locais de votação para escolha de conselheiros titulares

Luzimar Silva ressaltou a importância da participação dos eleitores nesse processo, dada a relevância do Conselho Tutelar para a proteção de crianças e adolescentes. São mais de 60 candidatos às vagas de titulares e suplentes. “Não sei quem tomou essa decisão, ou se há tempo hábil para alterações, mas da forma que está, certamente, a presença de eleitores deve ficar abaixo da expectativa”, alertou.

Três locais estão habilitados para sediar o processo de coleta de votos, segundo informa o vereador: Faculdade Fama (Vila Jaiara), Faculdade Fibra (BR 060) e UniEvangélica (Cidade Universitária). Luzimar entende que as pessoas têm que votar o mais próximo de casa possível. Segundo ele, embora o processo eleitoral do Conselho Tutelar seja importante, a forma como foram escolhidos os locais de votação afugenta o eleitor.

Uma simulação feita por Luzimar Silva revela, por exemplo, que um eleitor que mora no Jardim Calixtópolis, que queira se deslocar ao seu local de votação, vai atravessar a cidade para ir à Faculdade Fama, na Vila Jaiara. “Isso significa uma distância de 17km. Para alguém que mora na Igrejinha são 20km. Se tiver que usar a BR 060, chega a 30km”, informou.

Nas últimas eleições do Conselho Tutelar, lembrou o vereador, apenas 8% dos eleitores aptos a votar foram às urnas. “A organização disse que, agora, iriam usar os meios de comunicação para incentivar a presença de eleitores, mas com essa dificuldade logística não vão conseguir. Como querem que a população participe dessa forma?”, indagou. Luzimar Silva cobrou da organização da eleição posicionamento sobre essa situação que considera grave.

(Foto – Ismael Vieira / Diretoria de Comunicação e TV Câmara)

registrado em: