Lisieux explica iniciativas que prevê proteção aos idosos e divulgação de vagas de trabalho para deficientes

por Fernanda Morais publicado 14/09/2021 14h05, última modificação 14/09/2021 14h05
O vereador Lisieux José Borges (PT), explicou na tribuna do plenário duas ações de seu mandato que foram aprovadas pelo plenário nas sessões ordinárias dessa semana.
Lisieux explica iniciativas que prevê proteção aos idosos e divulgação de vagas de trabalho para deficientes

Foto: Ismael Vieira

A primeira é referente ao projeto que cria em Anápolis a Semana de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa.

"Precisamos estar atentos aos fatos que acontecem em nossa cidade em relação aos idosos. Os números divulgados pela Delegacia Especializada de Proteção ao Idoso são alarmantes", frisou.

O vereador mostrou que diariamente são registradas 10 ocorrências de maus-tratos contra pessoas da terceira idade em Anápolis.

"86% das ações acontecem no ambiente de vida do idoso. 53% desse total tem o envolvimento de familiares - filhos e netos principalmente. E aí os registros trazem violência física, psicológica, financeira, negligência de todos os tipos e ainda o abandono", pontuou.

A ideia do projeto do parlamentar, segundo ele, é incentivar as pessoas sobre a importância de proteger os idosos e, ao ficar sabendo, de qualquer situação de violência, procurar polícia.

"Seja um vizinho, um parente, um amigo. Esse cuidado é fundamental para proteger aqueles que estão na terceira idade", frisou.

A segunda ação de Lisieux José Borges se refere a uma Indicação solicitando a criação de uma Central de Empregos Para Pessoas Com Deficiência.

"Já estive no Sine, conversei sobre a proposta que foi vista com bons olhos pelos gestores do sistema. A ideia é colaborar com a lei que obriga as empresas a contratarem pessoas com deficiência. Acontece que, as vezes, os deficientes não ficam sabendo das vagas que a eles são destinadas ou, as empresas não encontram aqueles que tem o perfil procurado para o posto de trabalho", explicou.

Lisieux frisou ainda que, o processo de contratação dos deficientes poderia acontecer de maneira ágil beneficiando as duas partes.

"A empresa que não cumpre os requisitos de ocupação das vagas de trabalho por deficientes ficam sujeitas a pagar multa. Então o processo seria dar agilidade a essa situação também", concluiu.