Lisieux Borges relembra luta por implantação de aterro sanitário adequado em Anápolis

por Marcos Vieira publicado 02/04/2024 14h48, última modificação 02/04/2024 14h48
Lisieux Borges relembra luta por implantação de aterro sanitário adequado em Anápolis

Vereador Lisieux José Borges, do PSB (Foto: Ismael Vieira)

Em discurso na tribuna, na sessão desta terça-feira (2.abr), o vereador Lisieux José Borges (PSB) falou sobre a importância do aterro sanitário de Anápolis, objeto de suas ações na vida pública desde o seu primeiro mandato na Câmara Municipal.

Em 2013, no primeiro ano como vereador, ele realizou audiência pública para tratar da aplicação local do Plano Nacional de Resíduos Sólidos. De acordo com ele, em um primeiro momento o encontro não havia tido respaldo junto a então Secretaria Municipal de Meio Ambiente, mas com o interesse demonstrando pelo Ministério Público para a pauta, todos os atores necessários acabaram se envolvendo no debate.

Lisieux comentou que temas como logística reversa e coleta seletiva foram tratadas no encontro, mas um dos assuntos principais foi a criação de cooperativas que absorvessem, de maneira digna, os catadores que arriscavam a vida para recolher recicláveis em meio aos caminhões de lixo que chegavam ao aterro.

As mudanças acabaram por tornar o aterro sanitário de Anápolis uma referência, com visitas de estudantes de engenharia ambiental, interessados no manejo empregado no local.

Lisieux explicou que sua fala na tribuna foi motivada por notícia recente publicada em um portal da cidade, relatando sobre a perda de licença para operar o aterro local. “A gente tem que tomar cuidado e procurar as pessoas que estão envolvidas no assunto. Conversei com a Quebec e com a secretária Flávia Ribeiro. Ambos foram enfáticos e claros em dizer que [a notícia] não procede”, disse.

“É claro que há o momento de renovação da licença ambiental, que tem prazos e critérios. Houve mudança na plataforma, as informações estão sendo solicitadas e enviadas. A licença deve ser renovada sem problemas, inclusive com a possibilidade de ampliação, e as coisas estão sendo feitas e não vemos problemas”, finalizou o vereador.