Lisieux Borges convida educadores para conhecer tema da Campanha da Fraternidade 2019

por marcos — publicado 25/02/2019 20h17, última modificação 25/02/2019 20h17

Uma reunião realizada pelo vereador Lisieux José Borges (PT) nessa segunda-feira (25.fev), na Câmara Municipal, incentivou educadores de Anápolis a abordar em sala de aula o tema da Campanha da Fraternidade 2019, “Fraternidade e Políticas Públicas”.

Com o lema “Serás libertado pelo direito e pela Justiça”, a Campanha da Fraternidade parte da Igreja Católica, mas tem um alcance ecumênico. Ela se inicia no dia 6 de março, com duração durante toda a Quaresma.

Nesse ano foram preparados materiais específicos para os estudantes. Há apostilas sobre o tema para o ensino fundamental, médio e superior, além de textos escritos para os jovens de uma maneira geral.

E foi justamente para tentar fazer com que a CF chegue a esse público que o vereador Lisieux levou coordenadores de colégios e de faculdades à Câmara, além do secretário municipal de Educação, Alex de Araújo Martins. O padre Françoá Costa foi convidado para falar sobre a Campanha da Fraternidade e expor os principais pontos que serão trabalhados nas próximas semanas.

“O objetivo é despertar a consciência e incentivar a participação de todo cidadão na construção de políticas públicas em âmbito nacional, estadual e municipal”, frisou o sacerdote. Françoá citou a Educação e a Saúde como áreas de interesse da sociedade que precisam de um olhar especial e que só serão melhores atendidas pelos governantes a partir da cobrança de todos.

Para o padre, a Campanha da Fraternidade pode ser traduzida como uma ação conjunta em busca de algo benéfico para a sociedade. E o fato de ela ocorrer durante a Quaresma, faz com que o período não seja apenas de orações, mas também de propor atitudes, como o debate relacionado às políticas públicas.

O vereador Lisieux frisou que levou a Campanha da Fraternidade para dentro da Câmara porque é no Poder Legislativo que as políticas públicas ganham forma e acontecem. Ele também acredita ser importante debater o tema à luz da palavra de Deus.

Também chamou a atenção do vereador a proposta de debater a CF dentro das unidades de ensino. “Por isso trouxemos aqui hoje os representantes das escolas, faculdades e órgãos que regem a educação. Saímos daqui enriquecidos pelo debate e pelas palavras do padre Françoá”, comentou Lisieux Borges.

Para o coordenador pedagógico da faculdade Fama, Frank Boniek Coelho, o momento é oportuno para se plantar a semente do conhecimento e abrir espaço para o debate de grandes temas da sociedade.

Diversos educadores narraram suas experiências na discussão do tema no dia a dia dos estudantes, elogiaram a oportunidade criada pelo vereador a partir da reunião e pediram que o grupo siga se encontrando e realize algum evento que marque a Campanha da Fraternidade deste ano.

“Existe essa proposta. Agora é criar um grupo para conversar, trazer à luz da sociedade o tema como um todo. Mostrar para cidade que estamos trabalhando em prol dessa questão, para fazer a diferença na vida do cidadão”, concluiu o vereador Lisieux.

Presentes na reunião:

Frank Boniek Coelho, coordenador pedagógico da Faculdade Fama

Lilian Luiza Pereira, gestora do Colégio Estadual José Ludovico de Almeida

Mara Sardinha Cozac, coordenada do MPJ Faculdade Anhanguera

Rodrigo Volpato, coordenador do Curso de Direito da Faculdade Anhanguera

Tânia Maria de Oliveira, coordenadora do CEPMG Cezar Toledo

Irineu Maciel, coordenador do CEPMG Gabriel Issa

Ailton Pereira Batista, Coordenador do CEPMG Arlindo Costa

Roseli Narciza Santiago Nascimento, coordenadora da Coordenação Regional de Educação, Cultura e Esporte de Anápolis

Altemar Cândido Rosa, conselheiro do Conselho Municipal de Educação

registrado em: ,