Lisieux Borges chama a atenção para a Semana Municipal de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

por Marcos Vieira publicado 14/06/2022 11h27, última modificação 14/06/2022 11h27
Em discurso na tribuna, na sessão desta terça-feira (14.jun), o vereador Lisieux José Borges (PT) falou sobre a lei nº 4.159, que institui em Anápolis a Semana Municipal de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.
Lisieux Borges chama a atenção para a Semana Municipal de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

Vereador Lisieux José Borges, do PT (Foto: Ismael Vieira)

Sancionada em outubro de 2021, essa lei é fruto de uma propositura de autoria do vereador Lisieux e define que anualmente, durante a semana de 15 de junho, sejam desenvolvidas ações na cidade de mobilização, sensibilização e conscientização da população sobre todos os tipos de violência contra as pessoas idosas.

“Não é uma data para ser comemorada, mas sim um momento de alerta. Precisamos pensar fortemente e dar visibilidade a essa questão silenciosa que acontece dentro das casas, pois 89% de toda violência contra o idoso acontece no ambiente doméstico. A negligência é alimentar, medicamentosa e até de asseio, pois negam até o banho no idoso. É algo constrangedor e não podemos deixar acontecer”, discursou Lisieux.

O vereador afirmou que um dos principais problemas diz respeito às finanças do idoso, pois parentes que se dizem tutores acabam usurpando a aposentadoria dessas pessoas. “Ele é negligenciado até dentro da casa que construiu”, completou.

Lisieux citou um caso que chegou ao Asilo São Vicente de Paulo, inclusive com auxílio da Delegacia do Idoso. Um idoso deixado no local por parentes, acolhido na instituição, teve sua situação avaliada e foi constatado que ele tinha diversas posses, casas de aluguel e chácaras, mas o dinheiro não era usado para seu bem-estar.

“É obrigação da família cuidar dos idosos. E o abuso financeiro é algo que traumatiza. E os idosos não denunciam com medo de perder o pouco que tem”, ressaltou Lisieux.

O vereador chamou a atenção para o número de casos diários de violência contra o idoso. São mais de dez ocorrências por dia que chegam à delegacia especializada. Isso porque há subnotificação. “Portanto, peço que parentes, médicos e outros que se deparem com um idoso com sinal de violência, que avise a polícia”, frisou.

Lisieux comentou que Anápolis e Goiânia são as únicas cidades em Goiás que possuem delegacia especializada de atendimento ao idoso. Portanto, é importante que as pessoas saibam da possibilidade de denunciar os casos.

A Semana Municipal de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa terá panfletagem do Asilo São Vicente de Paulo e ações da Apae e de sindicatos.

“O que a gente busca é conseguir uma visibilidade para essa questão e que isso resulte em dignidade para os idosos, que lutaram a vida inteira e agora são maltratados”, concluiu Lisieux Borges.