Lélio Alvarenga pede instalação de equipamentos laboratoriais na UPA com Perfil Pediátrico

por marcos — publicado 16/09/2019 21h05, última modificação 16/09/2019 21h05
Lélio Alvarenga pede instalação de equipamentos laboratoriais na UPA com Perfil Pediátrico

Vereador Lélio Alvarenga, do PSC (Foto: Ismael Vieira)

O vereador Lélio Alvarenga (PSC) apresentou requerimento na sessão desta segunda-feira (16.set), pedindo à Secretaria Municipal de Saúde que sejam providenciados equipamentos laboratoriais na UPA com Perfil Pediátrico.

O documento foi aprovado em plenário. Lélio solicita aparelho para realização de hemograma completo e equipamento automatizado de bioquímica.

Em discurso na tribuna, Lélio disse que visitou a unidade de pronto-atendimento e pôde constatar o seu bom funcionamento. “Mas é preciso esses equipamentos para dar maior agilidade ao tratamento das crianças”.

Segundo ele, de 70% a 80% dos casos que chegam a UPA precisam de um hemograma para fechar o diagnóstico. Portanto, confirmou Lélio, ao fazer esse tipo de exame na própria unidade o atendimento ganhará muito em qualidade.

O vereador pediu ainda a instalação de ar condicionado na recepção da UPA, também uma necessidade que a Organização Social (OS) que cuida da unidade, a Funev (Fundação Universitária Evangélica), já prometeu cumprir, mas que é preciso dar agilidade devido ao calor excessivo em Anápolis.

Lélio frisou que é possível fazer essas adequações, já que o valor mensal do contrato entre a Prefeitura de Anápolis e a Funev ainda não chegou ao teto de R$ 1,6 milhão. “Mês passado o valor não atingiu nem R$ 1 milhão”. Ele lembrou que a OS tem 90 dias a partir da assinatura do convênio para fazer todas as adequações.

registrado em: ,