Lei de autoria do vereador Professor Marcos que garante direito de acompanhante do sexo feminino durante procedimentos médicos é sancionada

por Assessoria de Gabinete — publicado 11/04/2023 08h55, última modificação 11/04/2023 08h53
Agora é lei. Foi sancionada nesta segunda-feira (10.abr), lei de autoria do vereador professor Marcos Carvalho (PT) que garante o direito de acompanhante de profissional de saúde do sexo feminino durante a realização de procedimentos que utilizem a sedação ou anestesia que induzam a inconsciência da paciente.
Lei de autoria do vereador Professor Marcos que garante direito de acompanhante do sexo feminino durante procedimentos médicos é sancionada

Vereador Professor Marcos, do PT (Foto: Ismael Vieira)

O projeto prevê ainda que seja permitida a presença de um acompanhante de escolha da mulher em todos os exames mamários, genitais e retais, independente do sexo ou gênero da pessoa que realize o exame, se aplicando inclusive aos exames realizados em ambulatórios e internações, incluindo durante estudos diagnósticos como transvaginal, ultrassonografias ou teste urodinâmico. 

A partir de agora todo estabelecimento de saúde deve informar o direito a que se refere esta Lei, em local visível e de fácil acesso aos pacientes. “Ter esse amparo jurídico para o atendimento irá coibir qualquer tipo de violação de mulheres ou de qualquer outro paciente. Vimos inúmeras notícias de assédio e violências durante os atendimentos em nossa cidade e em todo país. Mais segurança e atenção para as mulheres. Este é o nosso compromisso”, comemorou o vereador.

 Gabinete Vereador Professor Marcos Carvalho 

Conteúdo de responsabilidade do vereador e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Câmara Municipal de Anápolis.

registrado em: ,