Legislativo anapolino fecha período de avanços relevantes na transparência de ações e na estratégia de comunicação com a população

por Orisvaldo Pires publicado 30/12/2022 10h22, última modificação 30/12/2022 10h22
Legislativo anapolino fecha período de avanços relevantes na transparência de ações e na estratégia de comunicação com a população

Legislativo anapolino fecha período de avanços relevantes na transparência de ações e na estratégia de comunicação com a população

Nos últimos quatro anos a Câmara evoluiu de forma significativa em várias áreas. Seja na mudança arrojada de sede, a partir de uma decisão ousada e planejada da gestão do Legislativo (hoje a Câmara e o plenário ocupam instalações modernas, acessíveis e dignas de uma cidade importante como Anápolis); seja na organização administrativa (com a estruturação dos departamentos, o equilíbrio financeiro, e a modernização do processo legislativo); e na valorização dos servidores públicos, sejam efetivos ou comissionados.

Mas um outro aspecto teve cuidado especial nas duas gestões do presidente Leandro Ribeiro e da Mesa Diretora: o resgate da credibilidade junto à população e a prioridade para ampliar a transparência dos atos dos vereadores e do Legislativo como um todo.

O Portal da Transparência foi reformulado, novas informações acrescidas e, agora, as pessoas tem ao alcance das mãos todas as informações sobre todas as ações dos vereadores e da Câmara como um todo. Neste ambiente do site da Câmara estão dados como despesas e receitas, contratos e licitações, folha de pagamento, patrimônio, entre outros. A orientação da gestão do legislativo é facilitar o acesso da população a todas as informações.

E, neste contexto, o Poder Legislativo iniciou um processo de reaproximação entre a Câmara e a população. O presidente que assume a partir deste 1º de janeiro, Domingos Paula, já adiantou que essa reaproximação será ampliada, com a consolidação de programas como ‘O Legislativo na Escola’ e o ‘Câmara nos Bairros’. Assim as pessoas podem, diretamente, encaminhar demandas aos vereadores, dar sugestões, apresentar críticas construtivas.

Ainda nessa ação de se aproximar ainda mais da sociedade, no período de 2019-2022 a Câmara Municipal de Anápolis consolidou sua estratégia de comunicação organizacional integrada, com foco nos princípios da publicidade e da transparência dos atos legislativos, na qualificação profissional, nas relações públicas, na positivação de conceito na formação da opinião pública. Com avanços nos campos da comunicação digital, no assessoramento legislativo, na modernização tecnológica e no processo de integração dos setores internos.

O setor de comunicação criou e aplicou o layout do novo prédio da Câmara, com base em um moderno planejamento de Identidade Visual. Foram reeditados documentos importantes como a Lei Orgânica Municipal e o Regimento Interno, assim como criados materiais didáticos que orientam a população sobre como funciona a Câmara Municipal.

Todas as sessões ordinárias da Câmara são transmitidas ao vivo pela TV Câmara (com linguagem inclusiva) e pela rádio. O uso das redes sociais foi reestruturado, para divulgar ações e interagir com a comunidade.

A Diretoria de Comunicação e TV Câmara participou diretamente da criação do Sistema de Gestão de Pessoas, e do programa O Legislativo na Escola, com realização de 7 edições em escolas estaduais de ensino médio (com alcance de aproximadamente 2,5 mil jovens com idade de 16 e 17 anos); e mantém um Arquivo Histórico do Legislativo (Gestão de Acervo Fotográfico e Imagens).

Também foram criados novos mecanismos de comunicação, como a veiculação de mensagens institucionais nas emissoras de rádio, assim como em jornais impressos e nos meios digitais. E, neste segundo semestre de 2022, a criação de um PodCast da Câmara.

Na gestão que ora termina também foi feita a assinatura do Protocolo de Intenções entre a Câmara Municipal de Anápolis e a Assembleia Legislativa de Goiás, para cooperação técnica com vistas à implantação do Canal 46 Digital de TV Aberta da Câmara de Anápolis.

Alguns números, apenas para exemplificar as ações de comunicação nas duas últimas gestões do legilativo: foram feitas 1.620 publicações de atos da Câmara em espaços de mídia espontânea em jornais impressos, emissoras de rádio, TV e veículos digitais; transmissão ao vivo de 348 sessões ordinárias via canal da TV Câmara no Youtube e pela Rádio; Transmissão de 66 sessões extras e solenes pelo canal da TV Câmara no Youtube; Publicação de 2.550 vídeos institucionais (reportagens, entrevistas, sessões em geral, audiências); Produção e veiculação de inserções em emissoras de rádio, com informações institucionais e de orientação à população; 9.215 publicações em Site, Instagram, Facebook e Twitter.

E, em 2022, foram resgatadas homenagens históricas de personalidades que dão nome aos ambientes do setor de comunicação. A estruturação das novas instalações físicas da Diretoria de Comunicação e TV Câmara – Sala de Imprensa ‘Almir Reis’; e a implantação, no ambiente do Plenário, do Estúdio da TV Câmara ‘Repórter Eurípedes Cândido de Souza – Candinho’.

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