Leandro diz que buscará verbas para a criação do Instituto de Diabéticos de Anápolis

por marcos — publicado 08/11/2017 14h27, última modificação 08/11/2017 14h27

O vereador Leandro Ribeiro (PTB) defendeu na tribuna, nesta quarta-feira (8.nov), a criação do Instituto de Diabéticos de Anápolis, que teria papel fundamental na rede pública na triagem, cadastro e monitoramento de pacientes que tenham a doença, dando maior ênfase à prevenção e, quando necessário, ao tratamento de maneira célere, evitando assim complicações comuns da diabetes.

Leandro é autor de um requerimento, assinado e aprovado pelos demais vereadores, pedindo recursos ao Ministério da Saúde e apoio do senador Wilder Morais (PP) para a criação da unidade em Anápolis. Com o documento em mãos, ele vai para Brasília articular o benefício.

O vereador disse que estava em uma solenidade no Hospital Estadual Alberto Rassi (HGG), em Goiânia, quando tomou conhecimento que o senador Wilder, também presente, tinha conseguido R$ 6 milhões do governo federal para a criação do Centro Diabético de Goiânia.

“Cobrei dele para que consiga recurso para o mesmo fim para Anápolis, pois sabemos da luta dos diabéticos para ter atendimento na rede pública. No início do ano, a gente lembra, faltaram insumos aqui em Anápolis”, explicou Leandro Ribeiro.

O vereador disse ainda que sabe que será necessária uma contrapartida do município para uma verba federal, por isso conversará com o prefeito Roberto Naves (PTB) sobre seu projeto.

Leandro defendeu a criação de um instituto que possa atender os diabéticos, e que dê ênfase também à prevenção, porque a doença é conhecida por ser silenciosa. “De uma hora para outra ela pode causar problemas no organismo que deixam sequelas graves”, ressaltou.

O vereador lembrou que a diabetes está entre as doenças que mais matam atualmente: são 72 mil pessoas por ano. “A diabetes é controlável, mas muitas pessoas não sabem que tem a doença. Meu projeto é criar um espaço onde serão feitos a triagem, cadastro e encaminhamento a uma especialidade necessária. Esses profissionais já estão na rede municipal de saúde, atuando em Núcleo de Apoio à Saúde da Família [Nasf]”, reforçou Leandro.

Ainda de acordo com dados apresentados na tribuna pelo vereador, o número de brasileiros diagnosticado com diabetes cresceu 61,8% nos últimos dez anos, passando de 5,5% da população em 2006 para 8,9% em 2016.

“Os dados da Organização Mundial da Saúde também são alarmantes. Entre 1980 até nossa década, os casos de diabetes praticamente quadriplicaram, passando de 108 milhões para 422 milhões em todo o mundo”, concluiu o vereador do PTB.

registrado em: ,