Jubileu de Prata da União Literária Anapolina (ULA) e cantor e escritor Roberto Brenner recebem homenagem da Câmara Municipal de Anápolis
Jubileu de Prata da União Literária Anapolina (ULA) e cantor e escritor Roberto Brenner ganham homenagem da Câmara Municipal de Anápolis
Os 25 anos da União Literária Anapolina (ULA) foram celebrados com sessão solene, na Câmara Municipal de Anápolis, na noite desta segunda-feira (23.jun). Na mesma solenidade, também foi conferido o título de Cidadão Benemérito da Comunidade Anapolino de Faria ao cantor e escritor Roberto Brenner. A iniciativa é do vereador Professor Marcos Carvalho (PT).
Professor Marcos Carvalho disse que a ULA é uma instituição que tem “grande contribuição à difusão literária no município, autores e toda a cultura local”. Recordou que a entidade foi criada em 24 de junho de 2000, numa reunião realizada no prédio do antigo Fórum, na Praça Bom Jesus.
Entre os objetivos da ULA, lembra o vereador, estava o incentivo, divulgação e fomento, sob diversas formas, da cultura literária local, além de incentivar o gosto pela leitura. Segundo ele, fizeram parte dessa história personalidades culturais como Laurentina Murici de Medeiros [Dona Loló], Paulo Nunes Batista, Jarbas de Oliveira, Henrique Mendonça, entre outros.
Em 2012, a ULA ganhou uma sede própria, no Bairro Maracanãzinho, denominada de Centro de Eventos Literários ‘Laurentina Murici de Medeiros’. Segundo a atual presidente da ULA, Natalina Fernandes da Cunha, os recursos que possibilitaram a construção da sede foram destinados via emenda parlamentar pelo então deputado federal Sandro Mabel, atualmente prefeito de Goiânia.
A ULA é ponto de referência para escritores e leitores, incentivando a produção local. Ao todo foram lançadas mais de 300 obras de escritores associados. Professor Marcos Carvalho destacou ainda a relevância do trabalho de Roberto Brenner para a cultura e a literatura de Anápolis. Assim como da Banda de Música Lira de Prata de Sant’Ana que, durante a sessão solene, recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial de Anápolis.
AUTORIDADES
A solenidade contou ainda com as presenças do deputado federal Rubens Otoni (PT); o vereador Ananias Júnior (Agir); o secretário municipal de Cultura, maestro Rafael Pires; o presidente da Academia de Letras de Anápolis, José Fábio; a presidente da Academia Pirenopolina de Letras, Artes e Música, Tereza Caroline Lôbo; a presidente da Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás, Andreia Luiza Teixeira; a presidente da Associação Pestalozzi de Anápolis, Maria Geli Sanches; e o chefe de gabinete da Presidência da Câmara, coronel Edval Soares Batista.
No plenário da Câmara estavam escritores, autores, músicos, artistas de vários segmentos culturais, entre eles o professor Juscelino Polonial [diretor do projeto Escola na Praça]; o violonista Reinaldo Reis; o maestro Geovane Tronconi; a poetisa Edna Elói; a compositora Miriam Marques; entre outros.
O deputado federal Rubens Otoni disse que acompanhou a fundação da ULA, “que resgata a nossa história e oportuniza a outras gerações conhecerem a realidade da nossa cultura”. E que conhece Roberto Brenner há mais de 40 anos, desde sua atuação nos grupos de jovens da Igreja Católica, “referência de seriedade, idealismo, que contribui com o desenvolvimento e resgate da história e da cultura da cidade”.
A ULA é um farol para escritores, poetas e amantes das letras, disse o secretário de Cultura Rafael Pires. Ele reconheceu a atuação do prefeito Márcio Corrêa, do deputado Rubens Otoni e do vereador Professor Marcos “pelo apoio à Cultura”. E também à Câmara Municipal, “sempre apoiando as iniciativas da cultura”.
HOMENAGEM
Roberto Brenner disse que a homenagem prestada a ele é “imerecida, mas me enche de alegria, nos anima para outros projetos”. Emocionada, Natalina Fernandes falou sobre o livro ora lançado pelos escritores da ULA e da promessa que fez a Dona Loló de “cuidar da ULA”. Segundo ela, o livro é um apanhado de crônicas, contos, poesias, poemas, artigos, entre outros, e é bancado financeiramente pelos próprios membros da ULA.
A sessão solene teve a execução dos hinos Nacional e de Anápolis pela Banda Lira de Prata de Sant’Ana. Roberto Brenner interpretou o Hino da ULA, momento em que foram convidados descendentes de Dona Loló e Paulo Nunes Batista. Em seguida foi entregue Moção de Aplauso à ULA, o título de Cidadão Benemérito a Roberto Brenner e o título de Patrimônio Imaterial Cultura à Banda Lira de Prata de Sant’Ana, que na oportunidade teve a regência do maestro Diéliton. Por fim, a escritora Simone Ataíde, organizadora do livro, falou sobre a trajetória de sua produção e da coragem de Natalina Fernandes em conduzir os projetos da ULA.
(Foto – Lucas Guedes)