Jovens participam de seminário para discutir saúde mental

por Fernanda Morais publicado 15/09/2023 16h50, última modificação 15/09/2023 17h01
Jovens participam de seminário para discutir saúde mental

Narelly Batista

Em alusão ao Setembro Amarelo, mês destinado a campanhas de prevenção ao suicídio, a Câmara Municipal de Anápolis realizou um seminário para discutir ‘Saúde Mental e Felicidade’. A iniciativa foi do vereador Professor Marcos Carvalho (PT).

“É um tema tão abstrato então resolvemos abrir esse debate com cerca de 100 adolescentes de várias idades mostrando a importância de cuidar da saúde mental em todas as fases da nossa vida”, disse o vereador.

Ainda de acordo com Professor Marcos, é tarefa do poder público promover saúde mental para população. “As palestras foram pensadas para atender exatamente o público de jovens que teremos neste seminário”, frisou.

“A Câmara está sempre de portas abertas para qualquer atividade que promova o bem estar da população. Parabéns ao vereador Professor Marcos pela organização e pela preocupação com nossos jovens que são sempre muito bem vindos ao Legislativo”, disse o presidente da Câmara.

Os alunos do Colégio Prosperar do Colégio Núcleo estavam entre os jovens que participaram do seminário. As palestras ficaram por conta do professor Cris, que abordou temas relacionados a filosofia, amor e felicidade e com as psicólogas Barbara Rodrigues e Paula Tomazzini.

“A conversa com os jovens é sempre boa. E filosofia é leve, tento sempre abordar  assuntos que remetem aos jovens reflexão sobre o amor, a felicidade, sobre a sociabilidade. É importante trabalhar dentro do cotidiano dos adolescentes para que eles se interessem pelo assunto e compreenda sobre esses temas que fazem parte da nossa vida”, disse o professor Cris que foi bastante aplaudido pelos jovens. 

Já a psicóloga Barbara Rodrigues enfatizou que saúde mental é tema a ser discutido o ano todo e deve ser motivo de atenção para todos. “Assim como cuidamos da nossa saúde física, a saúde mental também está ligada ao nosso bem estar”, falou.

Ainda de acordo com a profissional, a questão saúde mental deve ser motivo de atenção em todas as idades. “Estamos vendo uma geração de jovens ansiosos, depressivos. Temos que entender essa realidade e buscar amenizar essa tendência”, comentou.

Profissionais do Instituto Federal Goiano (IFG), também prestigiaram o seminário. Lenir Coelho, coordenadora do Núcleo de Atendimentos para Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas do instituto falou sobre o órgão que está em todas as unidades do IFG e como é o seu atendimento aos alunos que precisam do suporte do núcleo.

“A ideia é receber todos os alunos atendendo as suas especificidades. Trabalhamos com uma equipe multidisciplinar e temos colhidos ótimos resultados com os estudantes”, garantiu.

registrado em: