José Fernandes pede melhorias no atendimento às cirurgias vasculares em Anápolis

por Marcos Vieira publicado 15/08/2022 10h55, última modificação 15/08/2022 11h01
O vereador José Fernandes (MDB) traçou um panorama das cirurgias vasculares em Anápolis via Sistema Único de Saúde (SUS), em discurso na tribuna, se referindo, inclusive, que nesta segunda-feira (15.ago) se comemora o Dia do Angiologista e Cirurgião Vascular.
José Fernandes pede melhorias no atendimento às cirurgias vasculares em Anápolis

Vereador José Fernandes, do MDB (Foto: Ismael Vieira)

Ele começou a falar dos atendimentos de urgência. Nesse caso, as cirurgias vasculares são feitas pelo Hospital Estadual de Anápolis Dr. Henrique Santillo (Heana). José Fernandes afirmou que os atendimentos acontecem, citou inclusive o caso de uma pessoa ferida por uma chifrada de um boi, que foi operada com sucesso, mas que não há médicos todos os dias no Heana.

“Se tiver, nesse exato momento, outro caso como esse da chifrada, não há profissional de cirurgia vascular para atender no Hospital de Urgências. Se amanhã acontecer, também não tem. A escala não tem profissional todos os dias. Eu nunca vi isso. Se alguém tiver agora uma lesão vascular, vai para Goiânia ou paga particular”, afirmou o vereador.

“O cenário de urgência no serviço de trauma vascular está descoberto, pois não há profissionais de plantão. Teve agora há pouco um acidente de moto aqui em frente do plenário. Caso precise de profissional via SUS, ou vai para Goiânia ou amputa”, comentou José Fernandes.

Sobre os casos que não são urgentes, os eletivos, o vereador citou caso de paciente que precisa do cirurgião vascular, mas que é preciso fazer gestão para um serviço de hemodinâmica necessário nesse caso específico.

“É ambulatorial, mas para a família é urgente e precisamos de respostas. A paciente está na UBS do Leblon aguardando algum hospital chama-la. No Hospital Municipal Alfredo Abrahão o serviço já está funcionando, as cirurgias vasculares estão acontecendo lá, mas nesse caso é necessário um serviço de hemodinâmica que tem conveniado no Hospital Evangélico Goiano”, ressaltou.

“Porque o serviço habilitado de alta complexidade vascular exige cardiologia. Essa demanda no Leblon não resolve, no Alfredo Abrahão não resolve, mas tem o serviço conveniado. Ou seja, os serviços precisam ser otimizados, pois pacientes precisam ser atendidos”, explicou José Fernandes.

“Existe serviço vascular aqui [em Anápolis], mas na urgência precisa cobrir a escala. Na não urgência tem profissional no Alfredo Abrahão, mas esse caso que citei tem comorbidade e precisa do serviço de hemodinâmica, que tem pelo SUS esse serviço, mas ainda não resolveu o problema do paciente”, continuou o vereador.

registrado em: ,