José Fernandes pede adicional de insalubridade a profissionais que atuam em unidades de Covid

por fernanda — publicado 05/04/2021 10h53, última modificação 05/04/2021 10h53

Em discurso na tribuna do plenário, durante a sessão ordinária desta segunda-feira (5.abr), o vereador José Fernandes (PSB), falou sobre o seu projeto de lei que dispõe sobre o adicional de insalubridade aos servidores públicos de Anápolis que atuam nas instituições hospitalares de atendimento a pacientes infectados com Covid-19.

"Momento crítico de saúde pública. Além de justo, é uma maneira que o Município e toda a população tem de agradecer ao trabalho desses profissionais que arriscam a vida para cuidar dos pacientes infectados com Covid-19", comentou José Fernandes.

A matéria foi lida em plenário e agora segue para análise das comissões permanentes da Casa. A proposta do vereador é que seja pago o grau máximo do benefício no percentual de 40%.

"Médicos, enfermeiros, auxiliares, porteiros, fisioterapeutas, pessoal da limpeza e da alimentação, enfim, todos esses profissionais envolvidos no atendimento dos hospitais do segmento", listou.

O vereador cita na matéria que o adicional deve ser pago aos trabalhadores citados enquanto perdurar os efeitos da pandemia. "Passamos por um dos momentos mais dramáticos das últimas décadas por conta dessa pandemia. Em todo Brasil foram mais de 330 mil mortes desde o seu início", destacou.


José Fernandes reforçou ainda que o adicional contemplaria esses profissionais que, por conta da demanda de pacientes que chegam aos hospitais, estão acumulando carga e ritmo exaustivo de trabalho.

"Além disso, essas pessoas estão mais propensas a ficarem doentes, a serem contaminadas pelo contato direto com pacientes positivos. O benefício está presente na CLT, na Constituição Estadual de Goiás e ainda em artigo na Lei Orgânica do Município", destacou o vereador em sua justificativa.

registrado em: ,