José Fernandes critica decreto municipal que cortou gratificações de servidores públicos

por Orisvaldo Pires publicado 06/02/2024 12h21, última modificação 06/02/2024 12h21
José Fernandes critica decreto municipal que cortou gratificações de servidores públicos

José Fernandes critica decreto municipal que cortou gratificações de servidores públicos

Na sessão ordinária desta terça-feira (6.fev), na tribuna, o vereador José Fernandes (MDB) criticou o Decreto nº 49.808/2024, publicado pela administração municipal em 5 de fevereiro de 2024, que corta gratificações de servidores municipais.

José Fernandes comentou que o corte foi feito de “forma sorrateira” e “sem qualquer aviso”. Chamou atenção, ainda, para a falta de comunicação sobre o assunto. Segundo ele, o corte da gratificação atinge não apenas os agentes de combate a endemias, “mas tem gente que sente que vai faltar comida na mesa e não conseguir pagar aluguel”.

O vereador contestou também os argumentos usados para justificar a edição do referido decreto: “garantir a economia e eficiência, e reduzir gastos”. José Fernandes diz que “a forma como é feito é ruim”.

O parlamentar do MDB questionou ainda o que classificou como situação precária em setores como os campos de várzea, áreas de cultura e saúde, neurocirurgia [que segundo ele não é mais oferecida], cirurgias cardíacas [que estaria com baixa produtividade] e, afirma Fernandes, há casos de médicos pediatras que atendem como ortopedistas.  

José Fernandes questionou ainda os contratos emergenciais firmados pela administração municipal com as Organizações Sociais, questionou problemas no serviço de oncologia, disse que pacientes de Anápolis são encaminhados para ser operados em Uruaçu e para internações em Jaraguá e Pirenópolis, que não é paga data-base aos funcionários da saúde, e o que classifica como “endividamento” da administração.

(Foto – Ismael Vieira)

registrado em: