José Fernandes apresenta balanço que mostra melhoria significativa no atendimento aos anapolinos na área da saúde pública municipal
José Fernandes apresenta balanço que mostra melhoria significativa no atendimento aos anapolinos na área da saúde pública municipal
O vereador José Fernandes (MDB), vice-presidente da Câmara, usou a tribuna na sessão ordinária desta quarta-feira (18.jun), para apresentar um balanço das ações realizadas pela atual administração municipal na área da saúde. Apresentou dados estatísticos que atestam os avanços na saúde primária, secundária e terciária. “O que apresentamos aqui são dados reais, que revelam um panorama da saúde pública no município”, disse.
José Fernandes informou que houve aumento nos atendimentos médicos da ordem de 30%, saltando de 88 mil para 115 mil. Na enfermagem, 10%; odontologia, 45%; e nas visitas dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias às residências, 24%. O aumento de credenciamento de equipes chega a 61% (médicos) e 127% (saúde bucal). Segundo ele 100% das regiões da cidade são assistidas pela atenção primária de saúde.
Na atenção secundária, revelou que a UPA Alair Mafra passou por ampliação em sua estrutura e nos atendimentos, além de ganhar mais 30 leitos de retaguarda na UBS do Leblon. E procedeu mais de 60 mil atendimentos. A UPA Pediátrica, disse, também teve estrutura ampliada e chegou a mais de 56 mil atendimentos.
Já na atenção terciária de saúde, José Fernandes destacou a estratégia de portas abertas do Hospital Municipal Alfredo Abrahão. Disse que, no Hospital Evangélico Goiano, foram realizados 200 procedimentos de cateterismos no primeiro semestre, 60 cirurgias cardíacas, “que até então não era realizada”. E evidenciou o cuidado da administração com os pacientes de alta complexidade.
Os serviços de atendimento oftalmológicos, afirmou José Fernandes, foram ampliados na atual administração. Segundo ele, na gestão passada o atendimento era feito apenas das 17h às 19h, “mas agora o horário foi ampliado das 7h às 18h, em rede de urgência”. Em relação aos exames que, segundo ele, não eram feitos na administração anterior, agora foram realizados 1 mil exames de densitometria, 50 de PET-CT, tomografias com sedação, 4,5 mil, com mais de 2,4 mil em pacientes oncológicos.
O vice-presidente da Câmara citou ainda procedimentos odontológicos que não existiam, com sedação, em pacientes especiais. Disse que no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) houve aumento de 62% de atendimentos. “E as bolsas de sangue SUS, que há dois anos não eram disponibilizadas, foi retomado e hoje tem a disponibilidade”, revelou.
Por fim, José Fernandes pontuou que este avanço na área da saúde no primeiro semestre de 2025 foi possível em função da visão de planejamento técnico trazido pela atual gestão municipal, articulação política e uso eficiente de recursos.
Lembrou de parlamentares que trouxeram recursos em emendas, entre eles os deputados federais Célio Silveira, Silvye Alves e Rubens Otoni; deputados estaduais Amauri Ribeiro e Amilton Filho; e os senadores Vanderlan Cardoso, Wilder Morais e Jorge Kajuru. “Fechamos o primeiro semestre longe do ideal, mas com um salto maior. Buscamos fomentar ainda mais a assistência à saúde dos anapolinos”, concluiu.
(Foto – Allyne Laís)