João da Luz ressalta importância de se debater trânsito mais seguro

por Marcos Vieira publicado 06/06/2022 11h29, última modificação 06/06/2022 11h29
O vereador João da Luz (PSC) ressaltou na tribuna, na sessão desta segunda-feira (6.jun), a importância de se discutir os impactos dos acidentes de trânsito na sociedade, a partir da participação de todos os entes públicos.
João da Luz ressalta importância de se debater trânsito mais seguro

Vereador João da Luz, do PSC (Foto: Ismael Vieira)

João comandou uma audiência pública sobre o Maio Amarelo, movimento mundial que trata da importância da conscientização no trânsito. O vereador citou as presenças da Polícia Militar, Polícia Civil e Observatório do Trânsito no encontro, e disse que sentiu a falta do ente principal, representando o Executivo, que é a CMTT.

João da Luz comentou que foi criticado por tratar de uma pauta considerada impopular, pois versa sobre mortes, acidentes de trânsito ligados ao uso de álcool, entre outros. “Pois quem bebe e dirige comete um crime. Pessoas não veem isso [o debate] com bons olhos, mas o mais importante não é o voto, não estou fazendo isso em busca de votos, mas para garantir e preservar a vida das pessoas”.

O vereador ressaltou que na audiência pública foram feitos encaminhamentos importantes e que todos podem contribuir com o tema.

“Uma observação que devemos deixar registrada e merece o aplauso da sociedade é a atuação do delegado Manoel Vanderic, que tem coibido a ação de pessoas que gostam de beber e dirigir. Ele tem inibido as pessoas agirem de forma criminosa. Parabéns ao delegado, por atuar bem e de forma eficiente na cidade”, ressaltou João da Luz, citando o titular da Delegacia de Investigação de Crimes de Trânsito (Dict).

O vereador do PSC lembrou que o trânsito é uma questão de saúde pública, pois os acidentes representam um custo altíssimo para o SUS, no tratamento dos traumas. Ele trouxe dados que reafirmam a importância do debate.

“Em Anápolis foram mais de 3 mil acidentes em 2021, nas estatísticas da PM e do Samu. Certamente esse quantitativo ajudou a sobrecarregar o sistema de saúde”, comentou.

Segundo João, morreram mais de 100 pessoas no trânsito de Anápolis no ano passado, de acordo com a Dict. “E 30% foram em virtude do álcool. Outros acidentes fatais foram por excesso de velocidade, displicência, uso de celular”, completou.

João da Luz afirmou que o Brasil vive um “estado de guerra” em relação ao que acontece no trânsito. “A maior causa de invalidez permanente no país e o maior uso do SUS é devido aos acidentes de trânsito”, explicou. O vereador disse ainda que somente no ano passado, o SUS desembolsou R$ 100 milhões para tratar motociclistas traumatizados. “Ocupamos o 5º lugar em acidentes no mundo. Esses são números que chamam a atenção da sociedade e do poder público”.

João da Luz citou o que o poder público municipal pode fazer para reduzir esses números: melhorar a fiscalização, sinalizar melhor as vias de acesso e implantar barreiras eletrônicas, que são motivos de aplauso, pois diminuem a velocidade, dando tempo para que se evitem acidentes. “Foram instaladas 100 barreiras, o contrato prevê 300. É preciso acelerar a colocação de mais desses dispositivos de segurança”.

Além disso, o vereador comentou que é preciso fazer o Plano de Mobilidade sair do papel. “Por fim, parabenizo os entes por participarem da audiência, pois nossa proposta é contribuir com essa pauta importante”, concluiu.

registrado em: ,