João da Luz requer à prefeitura realização de mutirões para reduzir filas de pessoas que aguardam cirurgias eletivas

por Orisvaldo Pires publicado 21/02/2024 16h15, última modificação 21/02/2024 16h15
João da Luz requer à prefeitura realização de mutirões para reduzir filas de pessoas que aguardam cirurgias eletivas

João da Luz requer à prefeitura realização de mutirões para reduzir filas de pessoas que aguardam cirurgias eletivas

Na sessão ordinária desta terça-feira (20.fev), na tribuna, o vereador João da Luz (PSC) conclamou à comunidade anapolina a apoiar as ações da administração municipal para solucionar as demandas do setor da saúde. Segundo ele, esta é uma área que apresenta desafios e problemas constantemente, ao longo das décadas, seja nos municípios, nos estados e no âmbito federal. “Especialmente em períodos como esse, em que vivemos com problemas da dengue e da covid”, analisou.

João da Luz informou que aprovou requerimento, encaminhado ao prefeito Roberto Naves (Republicanos), com solicitação para que a prefeitura promova os mutirões para a redução das filas de pessoas que aguardam a realização de cirurgias eletivas. Segundo ele, abrangem cirurgias oftalmológicas, glaucomas, cataratas, revascularização, hérnia, vesícula, próstata, retirada de útero, ortopédicas, cardiológicas, exames de mamografia, ultrassonografia, ressonância, dermatológica oncológica, endoscopias, entre outros.

O vereador do PSC conclamou os demais vereadores a manifestarem junto ao chefe do Executivo municipal, no sentido de sensibilizá-lo a promover os mutirões. Ele informou que há um represamento e disse que o prefeito Roberto Naves sinalizou que vai dar resposta positiva a respeito dessa necessidade. João da Luz sugeriu ainda ao líder do prefeito na Câmara, vereador Jakson Charles (PSB), para que interceda no sentido de sensibilizar a secretária municipal da Saúde, Elinner Rosa, para que esteja no legislativo, para prestar contas e dar detalhes sobre os atendimentos realizados pela secretaria.

O município, ressalta João da Luz, vai investir R$ 10 milhões para reformar as Unidades Básicas de Saúde (UBS). Disse ainda que, a partir da parceria com a Fundação Universitária Evangélica (Funev), a prefeitura assegura a presença de médicos e equipes de atendimento em todas elas.

Sobre as cobranças que tem recebido nas redes sociais para assinar requerimento que prevê a instalação de uma Comissão Especial de Investigação (CEI) com foco na saúde, João da Luz informou que discorda da proposta e que não há substância ou elementos para tal. E que a CEI apenas oportuniza uma ferramenta política e não vai resolver o problema da saúde.

Em contrapartida, apresentou à prefeitura a solicitação para a realização dos mutirões que, segundo ele, são relevantes para reduzir os problemas enfrentados pelo setor da saúde no município. Segundo João da Luz, a saúde é “um setor que precisa de soluções constantes, em parceria com o Estado e a União, um setor que sempre terá problemas”. Disse ainda que as prestações de contas da prefeitura foram todas aprovadas e que há uma “gestão exemplar”.

(Foto – Ismael Vieira)

registrado em: