João da Luz propõe transformar campos de futebol de várzea em patrimônio histórico, cultural imaterial

por Orisvaldo Pires publicado 07/03/2023 11h12, última modificação 07/03/2023 11h12
Na sessão ordinária desta terça-feira (7) o vereador João da Luz (PSC) pediu apoio a projeto de sua iniciativa, que tomba como patrimônio histórico, cultural imaterial, os campos de futebol de várzea do município. Segundo ele, a preocupação é que, no futuro, essas áreas sejam protegidas contra alienações ou outras ações que as deteriorem.
João da Luz propõe transformar campos de futebol de várzea em patrimônio histórico, cultural imaterial

João da Luz propõe transformar campos de futebol de várzea em patrimônio histórico, cultural imaterial

O projeto estabelece ainda que os campos de várzea sejam revitalizados e modernizados. E que, em caso de desapropriação para fins de utilidade pública, deve o órgão que a efetuou apresentar, como compensação, indenização, “prévia e justa”, em dinheiro.

No caso de desafetação da área por parte do poder público, deverá ser ofertado à população local, de igual dimensão e localização, que atenda a comunidade afetada, para a manutenção do futebol de várzea.

João da Luz explicou que a comunidade encontra nos campos varzeanos lazer e diversão, “sendo que a prática de esportes incentiva a socialização e evita o uso de drogas ilícitas”. Segundo ele, os campos de várzea fazem parte da cultura da população Anapolina. 

Inundações
João da Luz solicitou ainda que sejam agilizadas as ações que visam recuperar os locais atingidos pelas inundações. Segundo ele, a Câmara Municipal aprovou possibilidade de empréstimo para que a Prefeitura realize esse serviço, “mas entendemos que o trabalho deve ser imediato”.

Uma das áreas citadas pelo vereador é a Avenida Independência, na região leste da cidade. Segundo ele os moradores estão há vários dias ilhados. João da Luz pede também que a Companhia Municipal de Trânsito e Transportes (CMTT) faça a sinalização, no trevo de confluência da Avenida Independência e a BR 060, para que motoristas sejam informados que a avenida está com tráfego interrompido.

(Foto: Ismael Vieira / Diretoria de Comunicação e TV Câmara)

registrado em: