João da Luz pede mudança de estratégia e ampliação do atendimento para casos de dengue

por Marcos Vieira publicado 02/04/2024 14h45, última modificação 02/04/2024 14h45
João da Luz pede mudança de estratégia e ampliação do atendimento para casos de dengue

Vereador João da Luz, do Podemos (Foto: Ismael Vieira)

O vereador João da Luz (Podemos) chamou a atenção na tribuna, na sessão ordinária desta terça-feira (2.abr), para a necessidade de aumento na capacidade de atendimento – e até mesmo mudanças de estratégia – em decorrência do crescimento dos casos de dengue em Anápolis.

Segundo o vereador, já foram registrados em Goiás 74.647 casos da doença, um aumento de 264% em relação ao ano passado. São 84 mortes. “Anápolis é campeã de mortes, com 14 óbitos”, disse.

João lembrou que além da dengue, a época também é propícia para o aumento de casos de gripe e Covid-19, e que grande parte dos pacientes acaba indo para a UPA da Vila Esperança. Com isso, a fila é grande na unidade.

“A pessoa fica esperando e, às vezes, a febre passa ainda na fila. A pessoa então perde a paciência de aguardar, vai para casa e abre mão de fazer um diagnóstico mais preciso, o que um pouco mais na frente pode gerar agravamento”, comentou o vereador.

“É preciso que a pessoa tenha paciência para fazer o diagnóstico, conhecer precisamente qual a doença que ela está carregando naquele momento”, completou João.

Ele lembrou ainda a importância de se usar repelente contra o Aedes aegypti, além de telas nas janelas, cortinados de proteção e todos os cuidados necessários em relação ao mosquito. “Essa doença pode matar e precisamos ampliar o atendimento, mudar as estratégias. Quem entra na unidade com suspeita de dengue precisa ter atenção diferenciada”, concluiu.

registrado em: ,