João da Luz pede celeridade na realização de exames oftalmológicos e outras consultas especializadas

por Marcos Vieira publicado 20/04/2022 11h45, última modificação 21/04/2022 08h40
Um requerimento do vereador João da Luz (PSC), direcionado ao secretário municipal de Saúde, Júlio César Spíndola, pede celeridade na realização de exames oftalmológicos e consultas especializadas (Histerectomia) e na área de ultrassonografia.
João da Luz pede celeridade na realização de exames oftalmológicos e outras consultas especializadas

Vereador João da Luz, do PSC (Foto: Ismael Vieira)

Segundo o vereador, há um represamento nessas áreas. “Já são mais de mil pacientes na fila de espera dos exames oftalmológicos e mais de 1,9 mil na fila de ultrassonografias de ombro e joelho. Ademais, mais de 760 pessoas na fila das consultas especializadas, tornando-se incapazes de serem encaminhados para a sala de cirurgia, se necessário, pois sem consulta não há encaminhamento”, escreveu João da Luz na propositura.

“Precisamos que se dê atenção quanto a esses exames”, completou o vereador na tribuna, que elogiou o ZAP da Saúde, disse que é uma ferramenta “importantíssima que tem sido copiada por outros municípios”, mas que é preciso abrir o leque em alguns casos. “É mais uma ferramenta. Se a pessoa chega em situação emergencial, se não tem ninguém prioritário, é questão de gestão, de abrir o leque de serviços e não limitar. Ou seja, em casos simples de emergência, a unidade de saúde estando com servidores ociosos, deve abrir as portas e receber os pacientes, independentemente de ZAP”, concluiu.

registrado em: ,