João da Luz pede arquivamento de projeto que exige passaporte da Covid

por Marcos Vieira publicado 28/09/2021 11h06, última modificação 28/09/2021 11h06
O vereador João da Luz (DEM) comunicou na tribuna, na sessão desta terça-feira (28.set), que vai solicitar o arquivamento de projeto de lei de sua autoria que dispõe sobre a imunização contra a Covid-19 na cidade, pois em audiência pública houve o entendimento de que ele estava propondo uma passaporte sanitário em Anápolis, algo que não era seu objetivo.
João da Luz pede arquivamento de projeto que exige passaporte da Covid

Vereador João da Luz, do DEM (Foto: Ismael Vieira)

“Vamos solicitar o arquivamento [do projeto] porque de forma alguma queremos tirar o direito de ir e vir do cidadão. Um passaporte sanitário é competência do Executivo e vamos apresentar indicação. Caso o prefeito queira apresentar esse protocolo para a população terá isso à disposição dele”, discursou o vereador.

João comentou que a maioria dos presentes na audiência pública foi contrária à proposta que estava no seu projeto, de obrigar a apresentação de comprovante de vacinação contra o coronavírus em estabelecimentos públicos e particulares da cidade. Segundo ele, a sugestão para esse protocolo não tinha a intenção de se tornar um passaporte, que foi a leitura da maioria que se propôs a fazer o debate na audiência pública.

O vereador também explicou fala feita na sessão de segunda-feira (27.set), durante visita do secretário municipal de Saúde, Júlio César Spíndola, ao plenário Teotônio Vilela. “O secretário que vem na casa legislativa que defende o povo, sempre vamos sempre pedir uma prestação de contas”.

“Eu fiz sim uma fala com relação com os números da Covid-19, que baixaram de maneira significativa. No meu ponto de vista baixaram de forma extraordinária. E o secretário veio explicar. Estamos no meio da pandemia aí os números baixaram. Precisamos de publicidade”, continuou João da Luz.

Segundo o vereador, os pacientes de Covid-19 estão sendo encaminhados para a unidade de saúde do estado. “Por isso os números baixaram dessa forma. O cara explicou que para manter UTI que não é utilizada é R$ 2,3 mil e o tesouro municipal tem arcado. Com isso, o prefeito e o secretário estadual fizeram parceria para o Estado arcar com essa despesa. Estamos jogando para o estado, por isso os números da Covid-19 terem caído”, disse João da Luz.

registrado em: ,