João da Luz informa sobre produtividade de seu mandato no ano e cita leis criadas por sua iniciativa

por Orisvaldo Pires publicado 10/12/2025 12h53, última modificação 10/12/2025 12h53
João da Luz informa sobre produtividade de seu mandato no ano e cita leis criadas por sua iniciativa

João da Luz informa sobre produtividade de seu mandato no ano e cita leis criadas por sua iniciativa

O vereador João da Luz (Cidadania) apresentou, na tribuna, na sessão ordinária desta quarta-feira (10.dez), um balanço das ações de seu mandato em 2025. Segundo ele, encaminhou 548 ofícios a autoridades, com solicitação de solução de demandas da cidade.

Segundo ele, foram aprovados em plenário 125 requerimentos de sua autoria, 14 moções (9 de apelo, 3 de aplauso e 2 de pesar), e 31 indicaçoes em busca de solução de demandas dos mais variados segmentos da sociedade.

Foram apresentados em 2025 por João da Luz 26 projetos de lei ordinária, dos quais 5 foram aprovados para serem transformados em lei. Entre eles o que institui o Programa Municipal Esporte Sem Medo, destinado ao combate ao assédio no esporte.

Outro projeto aprovado institui o Programa de Sustentabilidade em Escolas Municipais. E os autógrafos de lei que proíbe o uso de cigarros eletrônicos, vaporizadores e narguilés em ambientes de uso coletivo, o Programa Municipal de Incentivo ao 1º Emprego Juvenil, e o que institui o Dia Municipal do Agente Comunitário de Sapude e de Combate às Endemias.

Entre as moções de apelo aprovadas, João da Luz cita: criação do Núcleo de Fauna no Central Parque da Juventude Onofre Quinan, inclusão prioritária dos contemplados do programa ‘Meu lote, minha história’, reforma da Escola Municipal Senador José Lourenço Dias, disponibilização de ônibus para transporte de famílias durante cortejos fúnebes e a parceria entre Prefeitura e OVG para benefício de instituições no CRAS.

Entre outras, foram encaminhadas moções de apelo ao governador Ronaldo Caiado (UB), que tratam de temas como a criação do Fundo Estadual de Financiamento de Projetos da Iniciativa Científica de alunos da rede estadual de educação, reforma do Colégio Estadual Professor José Abdalla, na Vila Esperança; e que a Saneago encaminhe relatoria técnica sobre o tratamento e a qualidade da água despejada nos rios após passar pela Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).

(Foto – Allyne Laís)

registrado em: