João da Luz informa que requerimento da CEI do transporte coletivo já conta com quatro das oito assinaturas exigidas para proposição

por Orisvaldo Pires publicado 08/09/2025 10h42, última modificação 08/09/2025 10h42
João da Luz informa que requerimento da CEI do transporte coletivo já conta com quatro das oito assinaturas exigidas para proposição

João da Luz informa que requerimento da CEI do transporte coletivo já conta com quatro das oito assinaturas exigidas para proposição

O vereador João da Luz (Cidadania) informou na tribuna, na sessão ordinária desta segunda-feira (8.set), que o requerimento de sua iniciativa, que propõe a instalação de uma Comissão Especial de Investigação (CEI) para investigar o contrato entre o Município e a URBAN, já conta com quatro assinaturas de vereadores. Para ser protocolado o requerimento necessita de oito assinaturas.

Segundo ele, já assinaram o requerimento os vereadores Domingos Paula (PDT), Rimet Jules (PT), Luzimar Silva (PP) e o próprio João da Luz. Disse ainda que o Policial Federal Suender (PL) e Thaís Souza (Republicanos) demonstram intenção em também assinar o documento.

João da Luz comentou que a intenção da CEI é buscar fiscalização e transparência. “Temos que fiscalizar para saber se são verdadeiras as informações repassadas sobre o transporte coletivo, de forma minuciosa”, explicou. Em seu entendimento nos dez anos de contrato não houveram investimentos em melhorias no sistema.

 Sobre as condições atuais do sistema, João da Luz citou ônibus velhos, falta de acessibilidade, manutenção, pontos de ônibus não construídos, entre outros. Lamentou que constantemente ocorrem ameaças de greve por parte dos trabalhadores do sistema de transporte público, “não podemos seguir com essa instabilidade”. 

PROJETOS
João da Luz citou também cinco projetos de lei de sua iniciativa, que ora são protocolados e vão tramitar nas comissões, e solicitou apoio dos vereadores para nque sejam aprovados. Um deles assegura ao frequentador das academias para que, mesmo quando praticam exercícios fora do ambiente de sua academia, tenham direito a ser assistidos por seu professor de educação física ou pereronal treiner para onde forem.

Outro projeto garante execução de cursos para qualificar os cidadãos que precisam acessar serviços digitais oferecidos pelo Município. Também um projeto que prevê políticas públicas para incentivar e desenvolver feiras de produtos orgânicos, “inclusive já criamos um selo para esse tipo de produto”.

O vereador falou também sobre o projeto que obriga os cartórios a manter material de divulgação, em local visível, sobre serviços gratuitos disponibilizados a pessoas em situação de vulnerabilidade. E, por último, projeto que promove acesso à informação aos consumidores sobre as novidades tecnológicas em Anápolis. 

AÇÃO SOCIAL
Ao concluir sua fala, João da Luz informou que no sábado, dia 13, das 8h às 17h, na Escola Maria Elisabeth, no Conjunto Filostro, será realizado o programa ‘Unifan na Comunidade’. Segundo ele, trata-se de uma parceria que articulou com a faculdade Unifan, para oferecer serviços essenciais à comunidade, como atendimento médico, odontológico, fisioterapia, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, corte de cabelo, assistência psicológica, jurídica, consultas oftalmológicas, pedagogia e inscrições para o casamento comunitário. A ação, disse, teve apoio da Prefeitura Municipal.

(Foto – Allyne Laís)

registrado em: