João da Luz faz parte de frente ampla contra a privatização do saneamento básico em Goiás

por Marcos Vieira publicado 03/02/2026 11h47, última modificação 03/02/2026 11h47
João da Luz faz parte de frente ampla contra a privatização do saneamento básico em Goiás

Vereador João da Luz, do Cidadania (Foto: Allyne Laís)

O vereador João da Luz (Cidadania) repercutiu na tribuna, na sessão ordinária deste terça-feira (3.fev), a sua participação em reunião no Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás (Stiueg), que tenta frear o processo de implantação de Parcerias Público-Privadas (PPPs) no saneamento básico de Goiás.

Segundo João, que preside a Comissão de Direitos do Consumidor na Câmara, o processo representa a privatização da rede de esgoto em 216 municípios, abrindo caminho para que isso aconteça também no futuro com a rede de água. “Estão querendo entregar à iniciativa privada uma gestão pública que dá certo”, disse o vereador.

João da Luz analisou as perdas para o cidadão a partir da privatização de serviços essenciais. Ele citou a venda da Usina de Cachoeira Dourada e, posteriormente, da própria Celg, que colocou a distribuição de energia elétrica em Goiás nas mãos da iniciativa privada.

De acordo com o vereador, o aumento da tarifa de energia para o cidadão, autorizado para a atual concessionária Equatorial, foi de 18,7% no final do ano passado. Para ele, se a empresa fosse pública, haveria uma preocupação social para que o contribuinte não arcasse com carga tão alta.

“Ou seja, essa privatização da Saneago precisa ser discutida com a sociedade, porque é ela que paga a conta. Quando passa para o setor privado, a tarifa para o cidadão começa a aumentar além da reposição. A conta do serviço de esgoto irá subir de forma inexplicável”, discursou João.

O vereador também apontou perdas para os trabalhadores da Saneago, que correm o risco de serem substituídos por empresas terceirizadas. Essa prática, inclusive, prejudica a qualidade daquilo que é entregue para o cidadão. João da Luz citou mais uma vez o exemplo da Equatorial, que precarizou o atendimento à sociedade a partir das terceirizações.

João da Luz anunciou um ato pública contra a privatização da Saneago, a ser realizado no dia 19 de fevereiro, no Cepal do Setor Sul, em Goiânia, às 14h. O leilão das PPPs da Saneago está previsto para acontecer no dia 25 de março.

registrado em: ,