João da Luz faz Moção de Apelo para que Anápolis cumpra lei que regulamenta profissão de bombeiro civil

por marcos — publicado 04/06/2019 15h30, última modificação 04/06/2019 15h30
João da Luz faz Moção de Apelo para que Anápolis cumpra lei que regulamenta profissão de bombeiro civil

Bombeiros civis estiveram na Câmara, acompanhando a sessão (Foto: Ismael Vieira)

O vereador João da Luz (PHS) apresentou nesta terça-feira (4.jun), Moção de Apelo à Secretaria Especial do Trabalho, órgão do Ministério da Economia, para que faça gestões que garantam o efetivo cumprimento em Anápolis da lei 11.901/2009, que regulamenta a profissão de bombeiro civil no Brasil.

Segundo ele, o profissional é fundamental em repartições públicas e locais de uso coletivo com grande movimentação de pessoas. “Para salvar vidas em caso de emergência”, completou. Ele citou o caso emblemático da boate Kiss, em Santa Maria (RS), onde um incêndio matou 242 pessoas – o espaço não tinha plano de emergência em caso de uma tragédia do tipo.

João da Luz frisou que um local como o Terminal Urbano de Passageiros, com circulação diária de milhares de pessoas, precisa da presença de bombeiros civis para garantir a segurança que evita tragédias e, sobretudo, que garanta a preservação de vidas em caso de algum acidente.

O vereador citou lei aprovada pela Câmara, de autoria do vereador Jean Carlos (PTB), que obriga locais com grande aglomeração de pessoas tenha desfibrilador para atender emergências. “Com a presença do bombeiro civil, temos a garantia do uso correto desse equipamento”, explicou.

Projeto de lei do vereador João da Luz em tramitação na Casa dispõe sobre a contratação e manutenção do profissional bombeiro civil e do combate a incêndio e primeiros socorros em diversos estabelecimentos, como shoppings, casas de show, hipermercado, igrejas, hospitais, universidades, empresas de grande porte e edifícios com mais de oito andares, entre outros.

A propositura também determina a presença do profissional em eventos com a presença de mais de 500 pessoas. “A presença de bombeiros civis é essencial para a melhoria da segurança das pessoas que transitam por locais de grande aglomeração”, justifica João da Luz.

registrado em: ,