João da Luz fala sobre projeto que cria certidão de recusa de atendimento no serviço de saúde

por Marcos Vieira publicado 27/10/2021 15h08, última modificação 27/10/2021 15h08
O vereador João da Luz (DEM) defendeu projeto de lei de sua autoria, em discurso na tribuna na sessão desta quarta-feira (27.out), que dispõe sobre a provisão de certidão de recusa de fornecimento de medicamento ou tratamento médico, ou documento equivalente, aos usuários da rede pública de saúde do município de Anápolis.
João da Luz fala sobre projeto que cria certidão de recusa de atendimento no serviço de saúde

Vereador João da Luz, do DEM (Foto: Ismael Vieira)

O vereador explicou o porquê da propositura. “O que acontece? O Judiciário e a própria OAB estão encontrando dificuldades em muitos casos. Sabemos que usuários têm direito ao serviço público de saúde de qualidade, e às vezes isso não acontece, as pessoas ficam esperando e não existe previsão de tempo para o atendimento. Aí as pessoas procuram a Justiça, protocolam mandado de segurança, buscam um socorro para que o direito prevaleça. Mas o Judiciário responde que não existe um documento que justifique uma ação desse nível, que fale que o serviço não foi atendido”.

Segundo João da Luz, se dentro da administração pública tem de existir transparência, ele sugere pelo projeto de lei que o poder público apresente um documento de recusa, subsidiando o Judiciário para atender a demanda do cidadão.

“Essa é a intenção do projeto. É um projeto legal que vai ao encontro da transparência. É a tese que defendo e peço que a CCJR considere a relevância dessa propositura”, disse João da Luz, citando a Comissão de Constituição, Justiça e Redação.

SIC
João da Luz também falou da posse de Joel Sant’Anna na Secretaria de Estado de Indústria e Comércio (SIC). “Foi uma nomeação importante para a cidade porque Anápolis sempre teve vaga importante no Estado. Essa abertura é importante porque temos demandas e podemos levar para o Joel. Quero parabenizar o Alexandre Baldy [presidente do PP] pela indicação, algo relevante”.

Moção
O vereador também falou de Moção de Aplauso de sua autoria direcionada ao professor Edergênio Vieira pela criação da coleção literária Afroletramento. “Ele é de Anápolis, criou livros infantis que ganharam o Brasil, sendo aplicados em vários municípios. Em Anápolis ainda não está ocorrendo, mas vamos fazer uma indicação para a Secretaria Municipal de Educação”, disse João da Luz.

registrado em: ,