João da Luz fala sobre projeto que considera patrimônio histórico cultural imaterial os campos de várzea

por Marcos Vieira publicado 14/08/2023 10h40, última modificação 14/08/2023 10h40
João da Luz fala sobre projeto que considera patrimônio histórico cultural imaterial os campos de várzea

Vereador João da Luz, do PSC (Foto: Ismael Vieira)

O vereador João da Luz (PSC) discursou na tribuna, na sessão desta segunda-feira (14.ago), sobre projeto de lei de sua autoria que institui o programa de preservação, revitalização e para considerar patrimônio histórico cultural imaterial dos campos de futebol de várzea de Anápolis.

“Quero manifestar minha alegria pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação ter dado parecer positivo, através do relator Lisieux José Borges, que considerou o texto constitucional e legal. Estava preocupado se teríamos apoio político, por isso peço o apoio a todos os vereadores”, afirmou.

João usou o próprio exemplo para falar sobre a importância dos campos de várzea. “Lembro da minha mocidade, quando sempre frequentei o campo do Jardim América. Fazia parte de uma equipe com mais 25 atletas. Eu treinava ao longo da semana para no sábado e domingo estar bem para o jogo. Isso estimulava a prática esportiva, cuidava da minha saúde e fez com que eu e meus amigos não se envolvessem com drogas”.

O vereador também falou da memória afetiva que o futebol de várzea traz às pessoas. “E isso transforma o cidadão, que está se socializando, se integrando a um grupo, tendo experiências novas. Por isso eu me inspirei para entrar com esse projeto, para transformar os campos de várzea em patrimônio histórico e cultural imaterial”.

João da Luz citou o campo da Vila Santa Maria de Nazareth, que segundo ele chega a reunir 2 mil pessoas nas finais. “São campos que proporcionam lazer e o Poder Legislativo tem a responsabilidade de preservar isso para a comunidade anapolina. Peço apoio para a gente aprovar, vai para sanção e tenho certeza que o prefeito terá um olhar especial, pois com isso é ampliada a responsabilidade na conservação”, frisou o vereador.

“Sou desportista, defendo e incentivo o esporte, pois ele amplia a qualidade de vida das pessoas, dando mais saúde”, concluiu João da Luz. O projeto de lei foi aprovado em plenário e retorna à pauta na sessão de terça-feira (15.ago).

registrado em: ,