João da Luz explica como funciona instalação do sistema de geração de energia limpa com placas fotovoltaicas

por Fernanda Morais publicado 07/12/2021 11h55, última modificação 07/12/2021 11h55
O vereador João da Luz (DEM), usou a tribuna do plenário, na sessão ordinária desta terça-feira (7.dez) para tirar dúvidas e esclarecer como é o funcionamento da instalação de placas fotovoltaicas para geração de energia limpa.
João da Luz explica como funciona instalação do sistema de geração de energia limpa com placas fotovoltaicas

Foto: Ismael Vieira

"Atendendo a um pedido do meu amigo, ex-vereador Luiz Lacerda, venho falar sobre esse assunto. Sou um dos incentivadores da geração e uso da energia limpa. Hoje usamos a energia gerada pelas hidrelétricas que está cara, inviável para muitos comerciantes, principalmente aqueles microemprendedores e para a população no geral", disse.

João da Luz ressaltou que, enquanto vereador e profissional da área, é um incentivador do uso do sistema que é gerado com a luz do sol "energia limpa. Uma alternativa para diminuir o impacto na tarifa cara que hoje é cobrada dos consumidores. Sou um incentivador para que os governos federais e estaduais façam subsídios para quem aderir ao sistema", acrescentou.

O parlamentar é eletrotécnico. Assim explicou que para instalar as placas que captam energia solar, pode-se contratar um profissional da área ou uma empresa que elabora o projeto, faz um levantamento de custo e apresenta a proposta à Enel. A estatal precisa aprovar o processo para que sejam instaladas as placas.

"A vantagem é que hoje já existem incentivos para financiar de forma parcelada a compra de toda a aparelhagem necessária. Outra vantagem de ter as placas é que com passar de três anos do consumo normal de energia, você já paga o valor do sistema implantado", ponderou.

O vereador continuou "depois fica sete anos praticamente com energia a custo zero. O que pode chegar de tarifa é o valor máximo de 5% do seu custo normal. Ou seja, você está gerando a sua energia com luz solar. É viável e compensativo. Uma das alternativas que o cidadão tem para resolver o problema da energia cara", reforçou.

O Democrata disse que fica "feliz em ver que o atualmente o Senado tem a postura de incentivar essa forma de geração de energia limpa com placa fotovoltaica, inclusive com apresentação de proposta que incentiva o seu uso. As pessoas podem adquirir o sistema através de financiamento nos moldes do processo imobiliário, com longas parcelas", ensinou.

Por fim, João da Luz colocou seu gabinete a disposição das pessoas que buscam orientação sobre como proceder para instalação do sistema. "Podem contar comigo. Que será uma satisfação", concluiu.

registrado em: ,