João da Luz é autor de projeto de lei que permite bloqueadores de ar na rede de água

por marcos — publicado 04/02/2019 14h04, última modificação 04/02/2019 14h04
João da Luz é autor de projeto de lei que permite bloqueadores de ar na rede de água

Vereador João da Luz (Crédito: Geraldo Fleury)

O vereador João da Luz (PHS) defendeu na tribuna, na sessão desta segunda-feira (4.fev), propositura de sua autoria, protocolada na Casa, que autoriza o consumidor a instalar bloqueador de ar na tubulação que liga a rede de água à residência, dando justiça ao que cada um paga na conta da Saneago mensalmente.

Segundo o vereador, o dispositivo, que é instalado antes do hidrômetro, gerará uma queda entre 30% e 50% no consumo de uma residência ou empresa, o que mostra que nem tudo que é pago na conta se refere à água. “Não quero falar sobre a qualidade dos hidrômetros, mas ao passar o ar na tubulação, ele acaba registrando [o consumo] como se fosse água”, explicou.

João da Luz disse que a instalação desse tipo de bloqueador, que é um aparelho barato, já acontece em todo o Brasil. Segundo ele, essa medida que será regulamentada por essa lei municipal – caso aprovada no plenário – é um clamor antigo da sociedade.

O alto valor das contas de água, prosseguiu o vereador do PHS, acaba fazendo com que muitos não possam quitá-la e ficam sem um bem essencial, que é a água. “A partir da justiça que será feita com a permissão para a instalação do bloqueador, milhares de pessoas serão beneficiadas”, completou João da Luz.

O projeto que será analisado nas comissões e depois seguirá para votação no plenário diz que a concessionária responsável pelo abastecimento e distribuição de água no município fica impedida de retirar ou obstruir a instalação do bloqueador.

A matéria diz ainda que o aparelho deverá ser comprado e instalado pelo próprio usuário, “sendo proibida a cobrança do produto e serviço pela concessionária, como também pelo Município, por meio da taxa de água e esgoto”.

registrado em: ,