João da Luz destaca importância do Maio Amarelo para redução de acidentes no trânsito

por Marcos Vieira publicado 09/05/2022 11h34, última modificação 09/05/2022 11h34
Em discurso na tribuna, na sessão desta segunda-feira (9.mai), o vereador João da Luz (PSC) falou sobre a importância do Maio Amarelo, movimento criado em 2014 pelo Observatório Nacional de Segurança Viária que chama a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feriados no trânsito.
João da Luz destaca importância do Maio Amarelo para redução de acidentes no trânsito

Vereador João da Luz, do PSC (Foto: Ismael Vieira)

O vereador prometeu realizar evento para trazer dados sobre a realidade de Anápolis, movimentando entidades e a população de um modo geral, alertando dos perigos que o trânsito oferece, “que são muitos”. “Os acidentes estão acontecendo diariamente, as pessoas estão morrendo”, completou.

João da Luz citou o caso das lombadas eletrônicas, criticadas por alguns, que confundem o dispositivo de segurança como agente arrecadador. “Muitas pessoas criticaram a instalação de lombadas, mas depois delas, a quantidade de acidentes caiu pela metade na cidade”, ressaltou.

“Um dos itens que provoca acidente é a velocidade. Muitas pessoas criticam algumas ações do poder público, pensando que é uma forma de arrecadar, mas o objetivo-fim é salvar vidas”, reafirmou João da Luz.

O vereador informou que em conversa com o diretor da CMTT Igor Lino, recebeu a informação que o contrato permite a instalação de 300 lombadas eletrônicas na cidade, mas até agora foram colocadas somente 100. “A título de sugestão, precisamos de inibidor de velocidade para motociclistas também”.

João da Luz falou ainda de ações para conscientizar aqueles que insistem em dirigir alcoolizado. “O Código Brasileiro de Trânsito mudou a configuração: dirigir alcoolizado deixou de ser crime culposo e passou a ser doloso”.

O vereador também propôs a criação de algo em âmbito municipal que incentive as pessoas a não se envolverem em acidentes, como já acontece através de lei estadual, dando desconto no IPVA. “Queremos premiar quem não se envolve em acidente. Também temos que tratar de leis que são disciplinares, mas que vão garantir futuro promissor da sociedade”, concluiu.

registrado em: ,