João da Luz defende projeto de sua iniciativa que cria o Programa de Saúde do Homem com foco na prevenção

por Orisvaldo Pires publicado 27/09/2021 16h50, última modificação 27/09/2021 22h12
Orientação à população masculina sobre a necessidade do autocuidado, esclarecer sobre fatores de risco, medidas de prevenção e atenção à saúde do homem, e incentivar a população masculina sobre a realização de exames preventivos, disponibilizando-os na rede municipal de saúde. Estes são alguns dos objetivos do Programa de Saúde do Homem (PSH), proposto pelo vereador João da Luz (DEM) por meio de projeto que tramita nas comissões da Câmara.
João da Luz defende projeto de sua iniciativa que cria o Programa de Saúde do Homem com foco na prevenção

João da Luz defende projeto de sua iniciativa que cria o Programa de Saúde do Homem com foco na prevenção

João da Luz deu detalhes sobre o projeto durante a sessão ordinária desta segunda-feira (27.set). Segundo ele a intenção é incentivar os homens a procurar a prevenção, “tomar os cuidados necessários para evitar doenças no futuro”. Disse que o PSH, segundo a lei, será implantado nas unidades básicas de saúde, e que também prevê a divulgação de dados sobre a morbidade e a comorbidade da população masculina.

É também objetivo do PSH desenvolver campanhas para a prevenção de acidentes de trânsito, assim como a promoção de palestras, debates e ações voltadas ao tratamento de usuários de drogas. “Queremos também ampliar a participação dos homens em grupos de apoio e programas da rede de saúde”, informou. Disse ainda que o Executivo envidará esforços para firmar parcerias com entidades públicas e privadas, “com vista à implantação e ao desenvolvimento do PSH”. 

SECRETÁRIO
Sobre a presença do secretário de Saúde, Júlio César Espíndola, na sessão ordinária desta segunda-feira (27.set), João da Luz fez avaliação positiva, “foi importante para elucidar situações sobre a Covid-19, vimos com preocupação os números baixarem, no âmbito estadual os índices de internação são de 42%, diferentes do que ocorre aqui, mas as respostas (do secretário) nos deixou tranquilos”. Segundo ele a normalidade em Anápolis ocorre devido trabalho efetivo da Saúde e da população. 

CARRETA DA PREVENÇÃO
João da Luz cobrou ainda que o município permita a vinda para Anápolis da Carreta da Prevenção, numa parceria entre as secretarias de Saúde do município e do Estado. “Este serviço é de grande importância, pois disponibiliza exames preventivos essenciais para mulheres”, alertou. Segundo ele a Carreta da Prevenção estava em Jaraguá e viria para Anápolis, “mas a secretaria de saúde de Anápolis dispensou”. João da Luz disse que o secretário de Saúde, Júlio César Espíndola sinalizou de forma positiva em agora autorizar a vinda deste serviço.

(Foto: Ismael Vieira / Diretoria de Comunicação e TV Câmara)

registrado em: ,