João da Luz defende políticas públicas em favor das pessoas que perderam familiares para Covid-19

por Fernanda Morais publicado 11/11/2021 16h29, última modificação 11/11/2021 16h29
Em discurso na tribuna do plenário, na sessão ordinária desta quinta-feira (11.nov), o vereador João da Luz (DEM) falou sobre a sua preocupação com as pessoas que perderam familiares para Covid-19.
João da Luz defende políticas públicas em favor das pessoas que perderam familiares para Covid-19

foto: Ismael Vieira

Para atender essas pessoas, o vereador do DEM apresentou um projeto de lei que cria o Dia Municipal de Conscientização e Proteção das Viúvas e Órfãos da Covid. A matéria foi aprovada, em primeira votação, também na sessão ordinária desta quinta-feira.

"A pandemia deixou muitos filhos sem pais, esposas e maridos viúvos, pais sem os filhos, netos sem avós e vice-versa. O momento é do poder público voltar os olhos para essas pessoas e desenvolver políticas públicas de assistência. Esse é um dos objetivos da nossa proposta", frisou.

João da Luz reforçou ainda que todos aqueles que perderam alguém da família para doença também são vítimas da Covid19. "Os efeitos psicológicos são grandes. Essas pessoas carregarão a marca da pandemia por muito tempo, talvez a vida toda", acrescentou.

Ainda em seu pronunciamento o vereador falou sobre sua preocupação com a ausência da população nos postos de saúde para completarem o esquema vacinal contra a Covid-19.

João da Luz disse que conversou com secretário estadual de Saúde, Ismael Alexandrino, sobre a situação do Estado e, nesse momento, a informação é que apenas 48.11% dos goianos estão devidamente imunizados com dose única, primeira e segunda dose da vacina.

"É um percentual baixo ainda. A vacina está disponível para todos acima de 12 anos em Anápolis. O secretário de Saúde de Goiás me informou que a flexibilização de medidas protetivas, como uso da máscara por exemplo, só pode ser avaliada quando pelo menos 70% dos goianos estiverem devidamente vacinados", alertou.

Nesse sentido, o vereador pediu a colaboração de todos. "Depende de todos nós. A máscara incomoda, mas ainda é necessária e teremos que usá-la por um bom tempo. Todos precisam estar conscientes da importância da vacina para o coletivo", concluiu.

registrado em: ,