João da Luz defende na tribuna que agentes comunitários permaneçam em suas áreas de origem

por Orisvaldo Pires publicado 20/06/2023 11h37, última modificação 20/06/2023 11h37
O vereador João da Luz (PSC) defendeu na tribuna que os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes Comunitários de Endemias (ACE) permaneçam prestando seus serviços nas áreas nas quais residem. Esse é o tema de um projeto de iniciativa do Executivo, que tramita nas comissões da Câmara Municipal. “Os agentes têm vínculo nos seus bairros e isso não pode ser rompido”, disse o vereador.
João da Luz defende na tribuna que agentes comunitários permaneçam em suas áreas de origem

João da Luz defende na tribuna que agentes comunitários permaneçam em suas áreas de origem

João da Luz explicou que é importante garantir às famílias que continuem sendo assistidas pelos agentes que moram no seu bairro. Segundo ele essa é também uma questão de segurança, “muitas pessoas não autorizam que pessoas estranhas entrem em sua residência, mas, se é uma pessoa conhecida, tem fácil acesso”. Disse que, se necessário, vai propor uma audiência pública para ouvir os agentes.

Sobre o projeto que trata da questão da insalubridade e da gratificação, João da Luz informou que, assim que a matéria chegou à Câmara, foi procurado por representantes dos agentes e provocado em suas redes sociais, “os agentes pediam nossa intervenção”. “De imediato enviei mensagem ao líder do prefeito, Jakson Charles, e ele me informou que a matéria já havia sido retirada e devolvida ao Executivo”, explicou.

Ao final João da Luz chamou atenção para um fator que deve ser considerado, com foco na visão do gestor. O vereador lembrou que há servidores com desvio de função, ou que foram readaptados, “não atuando em seu campo”. Sobre essas questões, explicou João da Luz, há inclusive uma pacificação no âmbito do Supremo Tribunal Federal (STF).

(Foto – Ismael Vieira / Diretoria de Comunicação e TV Câmara)

registrado em: