João da Luz defende complementação financeira para nefrologia e pede conserto de aparelho de ultrassom
Em discurso na tribuna, na sessão desta terça-feira (11.mar), o vereador João da Luz (Cidadania) informou a apresentação de dois requerimentos solicitando soluções de demandas à secretária municipal de Saúde, Eliane Pereira dos Santos.
O primeiro documento diz respeito ao Instituto Nefrológico de Anápolis. João disse que tem mantido contato com a direção da entidade, que realiza hemodiálises via SUS. O pedido, frisou o vereador, é em relação ao valor que vem do governo federal. “É aquém do total custeado pelo instituto”, completou João da Luz.
“Queremos agradecer aos vereadores por ter aprovado requerimento que pede à Secretaria de Saúde que faça levantamento dos custos reais junto ao prestador de serviço. A depender da resposta, vamos pleitear uma lei que possa suplementar esses valores para que as pessoas que fazem hemodiálise não corram risco no futuro de não ter o tratamento”, ressaltou o vereador.
Outro requerimento de João da Luz pede informações à Secretaria Municipal de Saúde sobre a situação atual dos aparelhos de imagem disponíveis na rede pública municipal, a previsão de conserto e manutenção dos equipamentos que se encontram inoperantes e as medidas que estão sendo adotadas para garantir a continuidade dos serviços aos pacientes que necessitam de exames.
O vereador citou o aparelho de ultrassonografia, quebrado desde a gestão passada. “Estamos solicitando essas informações, pois o chefe do Executivo tem o compromisso de zerar a fila dos exames”, destacou. João frisou que esse aparelho é um dos melhores da cidade, portanto precisa estar em funcionamento para atender a população.