Jean explica que emenda proposta ao projeto ‘Meu Lote Minha História’ visava reduzir déficit do Issa

por Marcos Vieira publicado 17/05/2022 11h49, última modificação 17/05/2022 11h49
Em discurso na tribuna, na sessão desta terça-feira (17.mai), o vereador Jean Carlos (União) fez elogios ao projeto de lei do Executivo que cria o programa ‘Meu Lote Minha História’, mas defendeu o direito dos membros do Legislativo em propor aperfeiçoamentos ao texto.
Jean explica que emenda proposta ao projeto ‘Meu Lote Minha História’ visava reduzir déficit do Issa

Vereador Jean Carlos, do União Brasil (Foto: Ismael Vieira)

“Nenhum vereador em sã consciência seria contrário a um programa habitacional, mas quando o projeto chega, por mais sublime e nobre, é da prerrogativa do vereador analisar e, porque não, aperfeiçoar. É um dever do vereador legislar e fiscalizar”, disse Jean.

“Nas comissões temos a prerrogativa de apresentar emendas. Agora, tentar cercear e imputar que estamos querendo atrapalhar, é falta de argumentação”, continuou o vereador.

Jean Carlos disse que fez duas emendas ao projeto habitacional em tramitação, ambas rejeitadas. “Aceito tranquilamente a rejeição, mas desde que ocorra a análise”.

O vereador registrou na tribuna uma das emendas propostas por ele. “O anexo 1 [do projeto] trata da venda e permuta de terrenos públicos, são 51 propriedades. Não tem estimativa, mas há cálculos superficiais que as vendas podem chegar a R$ 100 milhões. Se arrecadar um valor superior ao montante do cheque habitacional, por que não destinar ao Issa [Instituto de Seguridade Social dos Servidores Municipais de Anápolis], que tem déficit previdenciário?”, argumentou.

Segundo Jean, sua emenda estava propondo essa possibilidade, pois ao se reduzir o déficit, no futuro seria possível, inclusive, isentar aposentados de descontos que surgiram a partir da reforma previdenciária em Brasília, que obrigou governadores e prefeitos a repassarem ao servidor aposentado que contribuiu durante a vida com a previdência. “Vamos pensar no macro, pois a gestão é uma engrenagem. O déficit incomoda o prefeito, que precisa fazer aportes. A emenda era boa e não atrapalha o projeto”, disse o vereador.

“Estamos aqui para analisar, contribuir com a administração seja com a análise, opinião, emenda ou mesmo crítica”, comentou Jean Carlos. De acordo com o vereador, quem não tem interesse de ler, não sabe ou não quer, “tudo bem, mas quem está aqui e gosta de fazer isso, tem de respeitar”.

Jean afirmou que estava desabafando. “Lamentavelmente acho que foi um prejuízo [rejeitar a emenda]. O projeto é bom, importante acolher as pessoas carentes, tanto é que o governador criou o Aluguel Social, com mil famílias beneficiadas em Anápolis”, comentou o vereador.