Jean detalha reunião na ARM e defende modicidade na definição da passagem de ônibus

por Marcos Vieira publicado 06/12/2021 15h55, última modificação 06/12/2021 16h26
Representante do Poder Legislativo no Conselho de Gestão e Regulação da Agência Reguladora Municipal (ARM), o vereador Jean Carlos (DEM) repercutiu na tribuna, na sessão desta segunda-feira (6.dez), reunião do colegiado que tratou do pedido da empresa Urban para reajuste da tarifa de ônibus em Anápolis.
Jean detalha reunião na ARM e defende modicidade na definição da passagem de ônibus

Vereador Jean Carlos, do DEM (Foto: Ismael Vieira)

Jean ressaltou que tem atuado para garantir a modicidade no valor da passagem do transporte coletivo e ressaltou o trabalho realizado pela ARM, que tem como presidente o servidor Robson Torres, de realizar estudos, propondo cenários para esse reajuste, que será avaliado pelo chefe do Poder Executivo, levando em conta os dispositivos do contrato, mas, principalmente, o momento financeiro atual de grande parte da população.

O vereador defendeu o debate, considerando a complexidade do transporte coletivo e sua importância para a cidade. “Pois se pensarmos na sua ausência, a cidade trava e há toda uma cadeia que envolve empregos diretos e indiretos. Então é muito complexo chegarmos aqui e desconsiderarmos o contrato, pois o transporte é público, da cidade, e a empresa que presta o serviço”, ressaltou.

Segundo Jean Carlos, a ARM apresentou seis cenários para esse reajuste e alguns deles levam em conta algumas questões muito discutidas na Câmara, como a isenção do ICMS do biodiesel usado nos ônibus, algo que precisa ser feito pelo governo estadual. “Isso representaria um abatimento de 30 centavos no preço final da tarifa”, revelou o vereador.

Jean reafirmou o trabalho visando o menor impacto ao usuário de ônibus. “As empresas sofreram na pandemia, mas os usuários são mais vulneráveis a um reajuste, pois quem usa ônibus é quem tem baixo poder aquisitivo. Precisamos lutar pela modicidade da tarifa, mas também criar alternativas para que o contrato seja respeitado. Iremos propor alterações no contrato para viabilizar modificações para médio e longo prazo, pois o transporte coletivo envolve muita coisa para a cidade”, concluiu o vereador.