Jean denuncia crise no setor ceramista de Anápolis por falta de licença ambiental

por marcos — publicado 14/06/2017 15h10, última modificação 14/06/2017 15h06

O vereador Jean Carlos (PTB) fez um alerta na tribuna, nesta quarta-feira (14.jun), em relação à crise enfrentada pelo setor de cerâmicas em Anápolis. Ao relembrar que as indústrias instaladas na Vila Fabril tiveram um importante papel para o desenvolvimento da região, Jean revelou que questões ambientais travaram atualmente o funcionamento da maioria das empresas.

Segundo Jean, desde que foi criada a APA (Área de Proteção Ambiental) do João Leite, a maioria das cerâmicas não conseguiu mais licenças para seguir funcionando. O vereador informou que são 38 indústrias paradas hoje pela falta do documento. “Outras sete já quebraram. Ao todo, a perda pode chegar a 6 mil postos de trabalho”, discursou o vereador.

Jean Carlos ressaltou que não é contra o meio ambiente, mas que Anápolis precisa de uma compensação por estar na APA do João Leite, que restringe 20% do território do município. Sobre as cerâmicas, ele lembrou que são áreas exploradas há décadas, já degradadas, portanto deveria ser pensando outro mecanismo ambiental para a região. “Eliminar a indústria não é o caminho”, completou.

Segundo o vereador, o Estado inibe a atividade econômica através da APA e impede o uso do bem, algo garantido pela Constituição Federal. “Ninguém tem indenização do poder público”. Jean lembrou que a Área de Proteção Ambiental é destinada a evitar prejuízos para o abastecimento de água da região metropolitana e Anápolis não recebe nenhum centavo por isso.

Jean citou outro prejuízo sofrido pela população devido à APA. “Não se pode construir uma via ligando a Vila Jaiara à Fabril, porque esbarra na APA. Não podemos travar a mobilidade da região norte por uma questão como essa”.